CATEQUESE DO SERVO DE DEUS PAPA PAULO VI SOBRE O MAL


AUDIÊNCIA PAPA PAULO VI

Quarta-feira, novembro 15, 1972
" Livrai-nos do mal"

Quem são as maiores necessidades da Igreja?

Há surpreender fora tão simplista ou até supersticiosa e irreal é a nossa resposta : uma das maiores necessidades é a de ser defendida contra o mal que chamamos de Diabo.

Antes de esclarecer o nosso pensamento convidamos você a abrir a sua fé à luz da visão da vida humana , uma visão que vai imensamente a partir deste observatório e penetra profundamente único. E, na verdade , o quadro que somos convidados a contemplar com realismo global é muito bom . Esta é a imagem da criação, a obra de Deus, que o próprio Deus, como espelho exterior da sua sabedoria e poder, admirou na sua beleza substancial (cf. Gn 1, 10, etc . ) .

Em seguida, ele é a imagem muito interessante da história dramática da humanidade, da qual emerge a história da redenção , Cristo e nossa salvação, com seus maravilhosos tesouros de revelação , profecia, de santidade , de vida elevada a nível sobrenatural promessas eternas ( cf. Ef . 1, 10 ) . Saber olhar para esta imagem , não se pode ser encantado (Veja S. agosto Soliloqui . ) : Tudo faz sentido , tudo tem um propósito, tudo tem um fim , e todos um vislumbre de uma Presença - Transcendência , um pensamento, uma vida e, finalmente, um amor, de modo que o universo, para o que é eo que não é , é-nos apresentado como uma preparação para a emocionante e inebriante para alguma coisa ainda mais bela e mais perfeita (cf. 1 Cor . 2 , 9, 13 , 12; Rom 8 , 19-23) . A visão cristã do universo e da vida é , portanto, triunfalmente otimista, e esta visão justifica a nossa alegria ea nossa gratidão a viver de modo celebrando a glória de Deus , cantamos a nossa felicidade (Veja o Gloria da Missa ) .
BÍBLIA DE ENSINO

Mas é essa visão completa? está correto ? Nada vai importar deficiências que existem no mundo ? disfunções de coisas com relação a nossa existência ? dor, a morte? maldade , a crueldade , o pecado , em uma palavra , o mal? e não vemos como é ruim no mundo? especialmente , como o mal moral , isto é, simultaneamente , embora de outra forma , contra o homem e contra Deus ? Não é um triste espetáculo , um mistério inexplicável ? E não somos apenas nós, os amantes da Palavra de os cantores Bem , acreditamos , o mais sensível , o mais conturbado da observação e da experiência do mal ? Encontramo-lo no reino da natureza, onde muitos de suas manifestações nos parece denunciar um transtorno. Então encontramos no ser humano , onde encontramos a fraqueza , a fragilidade , a dor , a morte , e algo pior, uma lei dupla em contrário, aquele que quer o bem , e os outros voltaram para o mal, tormento S . Paulo coloca evidência humilhante para demonstrar a necessidade ea sorte de uma graça salvadora , a saúde , que é trazida por Cristo (cf. Rom 7) , o poeta pagão já tinha denunciado este conflito interior no coração do homem : video meliora proboque , deteriora sequor ( Ovídio, Met . 7 , 19). Encontramos o pecado, perversão da liberdade humana , ea razão para a morte, porque a separação de Deus, a fonte da vida (Rm 5 , 12), e depois , por sua vez , ocasião eo efeito de uma intervenção em nós e no nosso mundo de um agente obscuro e inimigo , o diabo . O mal não é apenas uma deficiência , mas uma eficiência , um vivo , espiritual, pervertido e pervertida . Terrível realidade. Misterioso e assustador.

Fora do quadro bíblico e eclesiástico quem se recusa a reconhecer existente ou quem é um princípio em si mesmo, não tê-la também, como todas as criaturas , é de Deus, ou a explica como uma pseudo -realidade, uma personificação conceitual e fantástica das causas desconhecidas das nossas desgraças . O problema do mal , visto em sua complexidade e em seu absurdo que nossa racionalidade unilateral , torna-se assustador. É a dificuldade mais forte para a nossa inteligência religiosa dos cosmos. Não é à toa que eles sofreram durante anos S. Agostinho: Quaerebam unde malum , et non erat exitus , eu tentei de onde veio o mal, e não consegui encontrar explicação (S. agosto Confesse VII , 5, 7 , 11, etc , PL , 32, 736, 739. ). .

E assim a importância que o aviso de mau para a nossa própria concepção cristã do mundo , da vida, da salvação. Primeiro na condução da história do Evangelho no início da sua vida pública : quem não se lembra da página densa de significado da tentação triplo de Cristo? Então, em muitos episódios evangélicos , nos quais o diabo cruza os passos do Senhor , e figura em seus ensinamentos ? (Ex. Matth . 12 , 43) E como podemos esquecer que Cristo , três vezes referindo-se ao diabo , como o seu adversário , o descreve como " o príncipe deste mundo"? (João 12, 31 , 14, 30 , 16, 11) E a tarefa desta presença sinistra é relatado em muitas passagens do Novo Testamento . S. Paulo o chama de " o deus deste mundo" ( 2 Coríntios. 4 , 4), e coloca -nos no aviso sobre a luta no escuro, nós cristãos devemos apoiar , não só com o diabo , mas por uma pluralidade assustador " Revesti-vos , diz o Apóstolo , a armadura de Deus para permanecer firmes contra as astutas ciladas do diabo , pois a nossa luta não é (apenas) com sangue e carne, mas contra os principados , contra as potestades , contra os príncipes das trevas, contra os maus espíritos do ar " (Ef 6 , 11-12) .

E isso não é só de um diabo , mas de muitas, muitas passagens do Evangelho que indicá-lo (Lc 11, 21 ; Marc 5, 9. ), Mas a principal delas é : Satanás , o que significa o adversário, inimigo , e com ele muitos, somos todos criaturas de Deus, mas caducado porque os rebeldes e os condenados (Veja Denz. - SCH 800-428 . ), todos de um mundo misterioso, convulsionada por um drama infeliz, de que sabemos muito pouco.
O inimigo oculto que semeia ERROS

Sabemos , no entanto, muitas coisas neste mundo mau , que afetam a nossa vida e toda a história humana . O diabo está na origem da primeira desgraça da humanidade , ele era o tentador sorrateira e fatal do primeiro pecado , o pecado original (Gênesis 3; . Sap 1 , 24) . Desde a queda de Adão , o Diabo adquire algum império do homem , do qual só a redenção de Cristo pode libertar-nos . É a história que continua até hoje : lembramos os exorcismos do batismo e as freqüentes referências da Sagrada Escritura e da Liturgia " poder das trevas " agressiva e opressora (cf. Lc 22 , 53 anos, um coronel de 13. ) . Ele é o inimigo número um é por excelência o tentador. Sabemos, assim, que este ser obscuro e perturbador existe realmente, e que ainda atua com astúcia traiçoeira , é o inimigo oculto que semeia erros e desgraças na história humana. Para lembrar a parábola evangélica reveladora do trigo e do joio , síntese e explicação do ilogismo que parece presidir nossos eventos conflitantes : Inimicus homo hoc fecit (Mt. 13 , 28) . You ' d um homicida desde o princípio . . . e pai da mentira " , como definido por Cristo (cf. I. 8 , 44-45) , é o equilíbrio moral do homem sofística insidioso. Ele é o mal e astuto encantador, que sabe insinuar-se -nos , através dos sentidos, a imaginação , a concupiscência , da lógica utópica , ou de desordenados contatos sociais em nosso trabalho , a fim de incorporar desvios, não importa quão aparentemente igualmente prejudicial estar de acordo com as nossas estruturas físicas ou psíquicas , ou os nossos instintivas , aspirações profundas.

Este seria o Diabo ea influência que ele pode exercer sobre os indivíduos, como para a comunidade , sociedades inteiras , ou em eventos , um capítulo muito importante da doutrina católica ser estudado, enquanto hoje é pouco. É considerado por alguns a ser encontrada nos estudos psicanalíticos e psiquiátricos ou em experiências espíritas , hoje , infelizmente, tão difundida em alguns países, uma compensação suficiente. Eles estão com medo de voltar a cair velhas teorias maniqueístas , ou divagações temerosos e supersticiosos fantásticos. Hoje você prefere aparecer forte e sem escrúpulos colocam como positivistas , apenas para dar crédito a muitos caprichos sem magia ou populares , ou pior, abrir sua alma - sua alma batizada, visitada tantas vezes pela presença eucarística e habitada pelo Espírito Santo ! - As experiências vulgares dos sentidos, que são prejudiciais para o fármaco , bem como para as seduções ideológicas erros de forma , estas fissuras através das quais o Maligno pode facilmente penetrar e alterar a mentalidade humana. Diz-se que todo pecado é devido diretamente à ação diabólica (Veja S. TH 1 , 104, 3. ), Mas também é verdade que quem não assistir com um certo rigor moral acima de si mesmo (cf. Mt 12, 45 . ; Ef . 6, 11 ) que estão expostas à influência do mysterium iniquitatis , ao qual se refere St. Paul ( 2 Ts . 2 , 3-12) , o que torna problemática a alternativa de salvação.

A nossa doutrina torna-se incerto , pois ele é obscurecido pela própria escuridão que cercam o Diabo. Mas a nossa curiosidade , excitada pela certeza da sua existência colector , torna-se legítima com duas perguntas. Há sinais , e que, na presença de genial ? e quais são os meios de defesa contra um perigo tão traiçoeiro ?
Presença do diabo

A resposta para a primeira pergunta exige muita cautela , mesmo que os sinais do mal , por vezes, parece ser óbvio ( ver TERTULL . Apol . 23). Podemos assumir a sua acção esquerda, onde a negação de Deus se torna radical, sutil e absurda , onde a mentira é indicado hipócrita e poderoso, contra a verdade óbvia , onde o amor está fora por um egoísmo frio e cruel , onde o nome de Cristo é desafiado com ódio consciente e rebelde (cf. 1Cor . 16, 22 , 12, 3) , onde o espírito do Evangelho é mistificado e negou , onde o desespero é afirmada como a última palavra , etc . Mas o diagnóstico é muito amplo e difícil, que não se atrevem agora aprofundar e autenticar , mas não desprovida de interesse dramático para todos, que também dedicou páginas literatura moderna famoso ( ver, por exemplo . Obras de Bernanos , estudadas por CH . MOELLER , Litter . du XXe siècle , I, p. 397 e ss. , P. Macchi , A face do mal no Bernanos , cf. então Satanás , Etudes Carmélitaines , Desclée de Br 1948). O problema do mal é um dos problemas maiores e permanentes para o espírito humano , mesmo depois da resposta vitoriosa que Jesus Cristo dá . "Nós sabemos , escreve o evangelista São John , quem somos (nascido em ) de Deus e que o mundo inteiro está sob o maligno " ( I 1 5. , 19).

A DEFESA DE UM CRISTÃO


Outra pergunta: o que defesa, que remédio se opor à ação do demônio ? a resposta é mais fácil de formular, embora continue a ser difícil de ser implementada. Poderíamos dizer : tudo o que nos defende do pecado nos protege contra o inimigo invisível por essa mesma razão . A graça é a defesa decisiva. A inocência assume um aspecto de fortaleza . E então todo mundo se lembra como o nell'armatura pedagogia apostólica simbolizou as virtudes de um soldado que pode fazer um cristão invulnerável (cf. Rm 13 , 1 2 , Ef 6, 11, 14, 17, 1 Tessalonicenses 5. . ; 8). O cristão deve ser militante , deve ser vigilante e forte (1 Petr . 5, 8) , e às vezes precisa usar algum exercício ascético para afastar certos especial raids diabólico Jesus ensina indicando o remédio " na oração e jejum " ( Marc. 9 , 29) . E o Apóstolo sugere o professor para manter a linha : " Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem" ( Rm 12 . 21; Matth 13 , 29) .

Com o conhecimento dessas adversidades, de modo que hoje as almas , a Igreja eo mundo são , vamos tentar dar sentido e efeito para a invocação habitual da nossa oração principal : " Pai Nosso. . . livrai-nos do mal ".

A muito giovi também a nossa Bênção Apostólica.

Jogadores e adeptos do semanário "The Voice"

Temos o prazer de cumprimentar um grande peregrinação , vindo de várias dioceses italianas , liderada por alguns veneráveis ​​bispos , organizado para testemunhar o Papa será um compromisso especial para aumentar e espalhar a boa imprensa .

Nós damos boas-vindas com alegria que nossa estes irmãos e filhos, promotores e defensores dos meios de comunicação católicos , veículos de treinamento essencial e de apostolado entre estes, em particular, os representantes do semanário A Voz que celebra o seu vigésimo aniversário . Queremos encorajamos você a continuar com perseverança no esforço para produzir e divulgar uma impressão saudável, seguro , com tendência a enriquecer o homem em seus valores espirituais profundas , sejam elas culturais ou sociais ou religiosos , a impressão que sabe informar , sem enganar , esticar sem degradar , oriente sem estupro. A comunidade cristã precisa ter e manter as suas ferramentas na indústria de impressão a nível nacional, em primeiro lugar, em seguida, a nível diocesano .

Aguardamos com alegria, queridos filhos, seu trabalho neste campo. Tente assistir a outros suas crenças , e encorajar os cristãos para apoiar a boa imprensa , na família, na paróquia, no local de trabalho . É uma ferramenta que pode ter uma influência incalculável , impressão : pode arruinar o homem , até que ele destrua qualquer tensão valores nobres , mas também pode ajudar você a economizar , o melhor para descobrir sua vocação , para realizar as suas aspirações , para orientar e para o diálogo com Deus, que imensa âmbito do apostolado dos meios de comunicação social. Todos nós podemos participar . Pertence às necessidades da contribuição que cada cristão deve dar para a construção de uma sociedade mais humana, mais fraterna , mais limpo. Queremos entender melhor e melhor, e espero que , através de você , eles também podem compreender muitos outros irmãos .

Desejo que nós gostamos selo com uma especial Bênção Apostólica .
Enfermagem profissional

Voltemo-nos agora de bom grado uma palavra de grande satisfação para o grupo da Escola Profissional Enfermeira Boarding School, Hospital de Rieti , dirigido e apoiado pelos louváveis ​​Religiosas Filhas de São Camilo . Sabemos que os grandes doutores da Escola seguido com dedicação , visa dar aos jovens uma formação em enfermagem qualificado , você quer o conjunto a uma profunda problemas de visão cristã , lugares, às vezes de forma dramática , o cuidado de doentes , e preparou um bom número de alunos , incluindo aqui presentes as enfermeiras e neodiplomate enfermeira. Honor , então, e incentivo para aqueles que ajudam a proporcionar uma primeira ordem social para a terra amada de Rieti, e louvar -lhe , alunos, missionário para o presente que você trouxe e, especialmente, para o espírito em que coloca você exercer o seu missão: sempre considerá-lo assim, como um serviço de alta para os irmãos , cheios de conteúdo profundamente humano , em que o amor de Cristo deve dar todo o seu valor . Para você e sua família a nossa Bênção , que faço extensiva a seu bispo venerável e outras autoridades religiosas e civis presentes nesta reunião.
FONTE:www.vaticano.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário