“Fala Senhor, que teu servo escuta” 1 Sm 3,10
“Maria meditava em seu coração” Lc 2,19-51
- Estar na graça de Deus e viver em comunhão fraterna para poder silenciar e escutar. Ter paz interior.
- Ter hora e lugar marcados. Ser fiel ao plano proposto.
- Tomar posição tranqüila e agradável. Cuidar da boa posição do corpo.
- Fazer um pequeno relax, acalmar-se. Fazer o ninho para a oração.
- Colocar-se na presença de Deus com fé. Desejar rezar.
- Invocar as luzes do Espírito Santo.
- Ter paciência, não desistir, perseverar.
- Abrir o texto e realizar os quatro passos: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação para a ação.
- Conhecer, respeitar, situar o texto. Leitura lenta e atenta.
- Reler, repetir, recordar de memória, relembrar em voz alta.
- Ver o que o texto diz.
- Perceber os verbos, as palavras chaves, as idéias centrais.
- Averiguar a geografia, o contexto, as circunstâncias, as passagens do texto, os personagens com suas atitudes, seus gestos.
- Ler com atenção, respeito, amizade, interesse, dedicação como se faz num encontro com um amigo.
- Ler não é estudar, discutir, pesquisar, nem aumentar conhecimentos e teorias. É acolher, escutar, interiorizar a Palavra.
2° Passo – Meditação: ruminar, mastigar, revolver na memória.
- Meditar é guardar no coração e deixar-se amar.
- Meditar é aplicar o texto em nossa vida e realidade.
- Ver o que a palavra diz para mim.
- Procurar atualizar a palavra hoje.
- Perceber as inspirações, os apelos, os afetos, as revelações, as iluminações do texto lido.
- Relacionar com outros textos parecidos.
- Interiorizar, internalizar, ingerir a mensagem.
- Acolher outros significados do texto.
- Aplicar na realidade pessoal, comunitária, social.
- Deixar-se afetar pela palavra.
- Acolher o toque da graça.
3° Passo – Oração: louvar, agradecer, pedir.
- É o momento da resposta, do diálogo, do encontro mais pessoal, do entretenimento com Deus.
- É expressar os sentimentos de perdão, louvor, intercessão, súplicas.
- Abrir o coração, envolver-se na presença de Deus, acolhendo a realidade e os apelos dos irmãos.
- Fazer atos de perdão e reconciliação.
- Rezar salmos, hinos em relação com o texto meditado.
4° Passo – Contemplação para ação.
- É saborear, degustar, deixar-se envolver pela Palavra.
- É silenciar, estar quieto, em descanso sob o olhar amoroso de Deus.
- Sentir-se tocado, envolvido, amado, aceito, acolhido, perdoado, pacificado.
- Permanecer na presença, em receptividade, atenção amorosa nos braços do Pai.
- Dar espaço para Deus, para o irmão e a realidade da vida, afetivamente.
- Toda contemplação é para ser comunicada e vivida, em vista da transformação pessoal, comunitária e social.
- A Palavra de Deus nos impele à caridade e à ação social como: atenção aos pobres, acolhimento das pessoas, perdão às ofensas, partilha do pão, solidariedade.
- Pela prática da Leitura Orante, nosso fiéis se colocam à disposição para trabalhar nas pastorais, nas comunidades, no dízimo, na catequese, assumindo os grupos de reflexão, a visitação nas casas, etc…
- Quem medita as Escrituras encontra Cristo, sua Igreja e seu Reino; cresce na dimensão profética e social da fé, assumindo responsabilidades e trabalhos na comunidade e na sociedade.
- A Leitura Orante move o coração e abre os olhos para o irmão, para os necessitados, para a comunidade, para a implantação do Reino de Deus.
Fonte: http://www.arquidiocesedelondrina.com.br/
I. A IGREJA RECOMENDA A LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
O Concílio Vaticano II recomenda, com grande insistência, a Leitura Orante da Bíblia, quer pela piedosa leitura, quer por cursos apropriados (Dei Verbum 25). O Documento de Aparecida(247;249) e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2008-2010 n°63 destacam a Leitura Orante com seus quatro passos: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação, como um meio privilegiado de encontro pessoal com Jesus Cristo. Os documentos ainda incentivam a prática dos Grupos Bíblicos de Reflexão, dos Círculos Bíblicos e das reuniões de grupos. A Pontifícia Comissão Bíblica ensina que a Leitura Orante corresponde a uma prática antiga da Igreja (A Interpretação da Bíblia na Igreja). E por fim, ensina o Sínodo da Palavra, realizado em Roma, nos dias 05 a 26 de outubro 2008, que “o método mais prático de acesso à Bíblia é a Leitura Orante”.“Maria meditava em seu coração” Lc 2,19-51
II. Preparação para a prática da Leitura Orante
- Escolher um texto com antecedência. Pode ser a Palavra da Liturgia do dia.- Estar na graça de Deus e viver em comunhão fraterna para poder silenciar e escutar. Ter paz interior.
- Ter hora e lugar marcados. Ser fiel ao plano proposto.
- Tomar posição tranqüila e agradável. Cuidar da boa posição do corpo.
- Fazer um pequeno relax, acalmar-se. Fazer o ninho para a oração.
- Colocar-se na presença de Deus com fé. Desejar rezar.
- Invocar as luzes do Espírito Santo.
- Ter paciência, não desistir, perseverar.
- Abrir o texto e realizar os quatro passos: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação para a ação.
“O Senhor deu-me um ouvido de discípulo” (Is 50,4).
III. Objetivos da Leitura Orante
- Não é estudo bíblico, discussão de idéias, aquisição de conhecimentos bíblicos. Não é leitura para depois fazer palestras, sermões para os outros. É rezar com a Bíblia para sermos discípulos de Jesus.
- A leitura orante é uma experiência, um exercício, uma prática, uma relação pessoal, viva, empolgante com Deus e com a realidade. Não é apenas uma técnica, um método teórico. É um encontro transformante.
- A leitura orante é para dilatar o coração, abrir os olhos, estender as mãos, impulsionar os pés na evangelização. É para mudar o coração, a vida, a sociedade. É oração que leva à ação, ao irmão, à missão, à compaixão.
- É escola da Palavra de Deus para o reencantamento dos discípulos, dos profetas, dos evangelizadores. É fonte de ardor apostólico.
IV. Quatro exigências da Leitura Orante
1. Ler o texto na unidade da Bíblia. Respeitar o princípio da unidade da Escritura. Não tirar o texto fora do contexto. Não se pode isolar o texto fora do conjunto da Bíblia. Cada texto é um tijolo dentro de uma grande construção. Não ficar ao pé da letra, mas ler e interpretar o texto na vida de hoje. Leitura Orante não é estudar o texto sagrado, mas sob a luz da Palavra compreender, iluminar e transformar a realidade, converter-se ao Deus vivo e verdadeiro e aos irmãos.
2. Ligar o texto com a realidade, com os olhos na vida, nos acontecimentos, na situação concreta. A Leitura Orante não faz de nós professores da Escritura, mas transformadores da realidade. Não separar a Leitura Orante dos acontecimentos e dos sinais dos tempos, mas iluminar a vida com a Palavra, eis o objetivo da Leitura Orante.
3. Ler a partir da fé em Jesus Cristo. Tudo na Bíblia converge para Jesus. Ele é a chave de compreensão e interpretação das Escrituras. Jesus é a última e definitiva revelação de Deus. “Ignorar as Escrituras é ignorar Jesus Cristo”. A Leitura Orante e uma escola bíblica para sermos discípulos de Jesus.
4. Ler o texto em comunhão com a Igreja, com a comunidade de fé. O leitor não é dono do texto. A Palavra de Deus foi confiada à Igreja, que por sua vez, é serva da Palavra. A Leitura Orante deve ser feita em comunhão com a Tradição, o ensino e a fé da Igreja. Ler usando os resultados dos estudos bíblicos.
V. Como fazer a Leitura Orante: os quatro passos
1° Passo – Leitura: ler, ler, ler…- Conhecer, respeitar, situar o texto. Leitura lenta e atenta.
- Reler, repetir, recordar de memória, relembrar em voz alta.
- Ver o que o texto diz.
- Perceber os verbos, as palavras chaves, as idéias centrais.
- Averiguar a geografia, o contexto, as circunstâncias, as passagens do texto, os personagens com suas atitudes, seus gestos.
- Ler com atenção, respeito, amizade, interesse, dedicação como se faz num encontro com um amigo.
- Ler não é estudar, discutir, pesquisar, nem aumentar conhecimentos e teorias. É acolher, escutar, interiorizar a Palavra.
2° Passo – Meditação: ruminar, mastigar, revolver na memória.
- Meditar é guardar no coração e deixar-se amar.
- Meditar é aplicar o texto em nossa vida e realidade.
- Ver o que a palavra diz para mim.
- Procurar atualizar a palavra hoje.
- Perceber as inspirações, os apelos, os afetos, as revelações, as iluminações do texto lido.
- Relacionar com outros textos parecidos.
- Interiorizar, internalizar, ingerir a mensagem.
- Acolher outros significados do texto.
- Aplicar na realidade pessoal, comunitária, social.
- Deixar-se afetar pela palavra.
- Acolher o toque da graça.
3° Passo – Oração: louvar, agradecer, pedir.
- É o momento da resposta, do diálogo, do encontro mais pessoal, do entretenimento com Deus.
- É expressar os sentimentos de perdão, louvor, intercessão, súplicas.
- Abrir o coração, envolver-se na presença de Deus, acolhendo a realidade e os apelos dos irmãos.
- Fazer atos de perdão e reconciliação.
- Rezar salmos, hinos em relação com o texto meditado.
4° Passo – Contemplação para ação.
- É saborear, degustar, deixar-se envolver pela Palavra.
- É silenciar, estar quieto, em descanso sob o olhar amoroso de Deus.
- Sentir-se tocado, envolvido, amado, aceito, acolhido, perdoado, pacificado.
- Permanecer na presença, em receptividade, atenção amorosa nos braços do Pai.
- Dar espaço para Deus, para o irmão e a realidade da vida, afetivamente.
- Toda contemplação é para ser comunicada e vivida, em vista da transformação pessoal, comunitária e social.
VI. Leitura Orante e Vida Apostólica
- A Leitura Orante da Bíblia deve incendiar o coração do orante e motivá-lo para a ação apostólica, para a missão, para a evangelização.- A Palavra de Deus nos impele à caridade e à ação social como: atenção aos pobres, acolhimento das pessoas, perdão às ofensas, partilha do pão, solidariedade.
- Pela prática da Leitura Orante, nosso fiéis se colocam à disposição para trabalhar nas pastorais, nas comunidades, no dízimo, na catequese, assumindo os grupos de reflexão, a visitação nas casas, etc…
- Quem medita as Escrituras encontra Cristo, sua Igreja e seu Reino; cresce na dimensão profética e social da fé, assumindo responsabilidades e trabalhos na comunidade e na sociedade.
- A Leitura Orante move o coração e abre os olhos para o irmão, para os necessitados, para a comunidade, para a implantação do Reino de Deus.
Fonte: http://www.arquidiocesedelondrina.com.br/


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