
Apostolicam Actuositatem
Apostolado dos Leigos
Proêmio
1. Querendo continuar a intensificar a atividade apostólica do Povo de Deus, o Santo Sínodo ardentemente endereços dos leigos cristãos, cujo papel apropriado e totalmente necessário para a missão da Igreja e foi mencionado em outro lugar. Porque o apostolado dos leigos, que surge de sua própria vocação cristã nunca pode faltar na Igreja.
Como espontânea e quão bem sucedido foi esta atividade na Igreja primitiva abundantemente demonstrado pelas mesmas Escrituras Santo (cf. Act, 11,19-21, 18,26, Rom., 16,1-16, Phil., 4 , 3).
Nossos tempos a demanda não menos zelo dos leigos, mas, pelo contrário, as circunstâncias atuais são pediu um ministério muito mais intenso e mais amplo. Porque o número de homens, o que aumenta de dia para dia o progresso da ciência e da tecnologia, as relações mais estreitas entre os homens não só têm estendido para campos infinito imenso de apostolado dos leigos, parcialmente aberta só eles, mas também levantaram novas questões que necessitam de cuidados diligentes e preocupação.
E este ministério tornou-se mais urgente porque tem crescido muito, como é certo, a autonomia de muitos setores da vida humana, e às vezes com alguma separação da ordem ética e religiosa e com grande perigo da vida cristã. Além disso, em muitas regiões, onde os sacerdotes são escassos, ou, como eles muitas vezes são privadas de liberdade em seu ministério, sem a ajuda dos leigos, a Igreja dificilmente poderia estar presente e trabalhando.
Prova disso, multiforme e necessidade premente, e feliz ao mesmo tempo de resposta é a ação do Espírito Santo, que impulsiona hoje colocar mais e mais conscientes da sua responsabilidade, e os inclina em todos os lugares ao serviço de Cristo e da Igreja .
O Conselho neste decreto é o de explicar a natureza, caráter e variedade do apostolado dos leigos, para expor os princípios fundamentais e dar instruções para mais pastoral eficaz, que deve ser tomado como norma na revisão do direito canónico, No que respeita ao apostolado dos leigos.
CAPÍTULO I
vocação de leigo apóstolo
Participação dos leigos na missão da Igreja
2. A Igreja nasceu para que a propagação do Reino de Cristo por toda a terra para a glória de Deus Pai, todos os homens são partícipes na redenção e salvação, e através dele ordenar o mundo realmente a Cristo . Toda a atividade do Corpo Místico direcionado para este fim é chamado ao apostolado, a Igreja exerceu todos os seus membros e de várias maneiras: para a vocação cristã por sua própria natureza, vocação ao apostolado. Como a pele de um corpo vivo nenhum membro se comporta de puramente passivo, mas também participa da atividade e da vida do corpo, e no Corpo de Cristo, que é a Igreja, "todo o corpo como o bom funcionamento de cada um dos seus membros "(Ef 4.16). E, de fato, tal é a conexão e bloqueio dos membros neste corpo (cf. Ef., 4.16), que o membro não contribui de acordo com sua capacidade de aumentar o corpo deve ser considerada inútil para a Igreja e para si mesmo.
Na Igreja, há diversidade de ministérios, mas unidade de missão. Os Apóstolos e seus sucessores Cristo comissionou para ensinar, santificar e governar em seu nome e autoridade. mas também os leigos tornaram participantes do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo, cumprir seu papel na missão de todo o povo de Deus na Igreja e no mundo.
Na verdade, exercendo o apostolado com o seu trabalho para a evangelização e santificação dos homens, bem como o papel eo desempenho dos assuntos temporais, realizada com o espírito do Evangelho, para que sua diligência nesse sentido é um claro testemunho de Cristo e servem para a salvação dos homens. Mas o próprio ser a condição da vida leigos no meio do mundo dos negócios e do tempo, eles são chamados por Deus para que, fervorosos no espírito do cristianismo, exercem o seu apostolado no mundo por meio de fermentação.
Fundamentação do apostolado dos leigos
3. Leigos cristãos obter o direito eo dever de apostolado pela sua união com Cristo-Cabeça. Desde insere batismo no Corpo Místico de Cristo, fortalecidos pela Confirmação com a força do Espírito Santo são para o apostolado pelo Senhor. Eles são consagrados como um sacerdócio real e nação santa (cf. 1 Ped., 2,4 a 10) para oferecer sacrifícios espirituais através de todas as suas obras, e para dar testemunho de Cristo em todas as partes do mundo. A caridade, que é como a alma do apostolado, se comunica e mantém os sacramentos, especialmente da Eucaristia.
O apostolado é exercido na fé, esperança e caridade, que derrama o Espírito Santo nos corações de todos os membros da Igreja. Além disso, o preceito da caridade, que é o maior mandamento do Senhor, exortando todos os cristãos a buscar a glória de Deus pela vinda de seu reino ea vida eterna a todos os homens que sabem o único Deus verdadeiro e ele enviou Jesus Cristo (cf. Jo., 17.3).
Portanto, ser imposta a todos os cristãos a obrigação nobre de trabalhar para a mensagem divina da salvação seja conhecido e aceito por todos os homens de qualquer lugar na Terra.
Para exercer este apostolado, o Espírito Santo, que produz a santificação do povo de Deus para o ministério e os sacramentos, presentes originais também concedeu aos fiéis (cf. 1Cor., 12.7) "distribuído a cada um como ele deseja "(1 Cor., 12,11), de modo que" cada um segundo a graça recebida, colocando ao serviço dos outros ", eles também são" despenseiros da multiforme graça de Deus "(1 Ped., 4.10 ), para a edificação de todo o corpo na caridade (cf. Ef., 4.16).
Recepção destes carismas, mesmo as mais simples, trata de cada um dos fiéis o direito eo dever de exercê-los para o bem dos homens e edificação da Igreja e da Igreja. E no mundo, a liberdade do Espírito Santo que "sopra onde quer" (João 3.8), e ao mesmo tempo, junto com nossos irmãos em Cristo, especialmente os pastores, a quem pertence o juiz a sua natureza genuína ea sua correcta aplicação, e não extinguir o Espírito, mas para testar tudo e reter o que é bom (cf. 1 Ts., 5.12, 19.21).
Espiritualidade, a fim de apostolado dos leigos
4. Uma vez que Cristo, enviado pelo Pai, fonte e origem do apostolado toda a Igreja, é evidente que a fecundidade do apostolado dos leigos depende da sua união vital com Cristo, porque o Senhor diz: "Quem permanece em mim e eu nele esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer "(João 15,4-5). Esta vida de íntima união com Cristo na Igreja é alimentada pelos auxílios espirituais, que são comuns a todos os fiéis, especialmente a participação ativa na Liturgia, de modo que usar os fiéis que, ao mesmo tempo satisfaz plenamente os obrigações no mundo comum da vida, não a união com Cristo em separado das atividades de sua vida, mas deve crescer em linha do dever de acordo com a vontade de Deus.
Precisamos de leigos para avançar em santidade determinada e corajosa, desta forma, se esforçando para superar as dificuldades com prudência e paciência. Nada na vida é para ser esquecido com a orientação espiritual, ou a família preocupações nem outras ocupações profanas, nas palavras do Apóstolo: "Tudo o que fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por Ele "(Colossenses 3.17).
Mas uma vida assim exige um exercício contínuo de fé, esperança e caridade.
Só à luz da fé e da meditação da sua palavra se pode conhecer a Deus sempre e em toda a Deus, "em quem vivemos, nos movemos e temos nosso ser" (Atos 17:28), busque a Sua vontade em todas as evento, ver Cristo em todas as pessoas, sejam familiares ou estranhos, e julgar corretamente sobre o significado eo valor das coisas materiais em si mesmos e tendo em vista o fim do homem.
Aqueles que têm esta fé vivem na esperança da revelação dos filhos de Deus, lembrando-se da cruz e da ressurreição.
Escondida com Cristo em Deus durante a peregrinação desta vida, livre da escravidão das riquezas, enquanto dirigida a bens duráveis são entregues e completamente feliz com a expansão do reino de Deus e para informar e melhorar a ordem de coisas temporais com o espírito cristão. No meio das adversidades desta vida são a força da esperança, pensando que "os sofrimentos do tempo presente não são nada comparados com a glória que será revelada em nós" (Romanos 8:18).
Impulsionado pelo amor que vem de Deus fazer o bem a todos, mas especialmente aos irmãos na fé (cf. Gal., 6.10), tirando "de todos os males e todas as mentiras, hipocrisia, inveja e maledicência" (1 Ped., 2.1), atraindo assim as pessoas a Cristo. Mas o amor de Deus "foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5.5) faz com que os leigos que realmente pode expressar em suas vidas o espírito das bem-aventuranças. Seguir a Cristo, pobre, ou são abatidos pela escassez ou abundância de inchado pela bens temporais, imitando a Cristo humilde, não cobiçam a glória vã (cf. Gal., 5,26), mas procuram agradar a Deus ao invés de homens, sempre dispostos a deixar tudo por Cristo (cf. Lc, 14,26)., sofrer perseguição pela justiça "(cf. Mt, 5,10), recordando as palavras do Senhor:" Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me "(Mt 16:24). Cultivar a amizade cristã entre si, ajudam uns aos outros em cada situação.
A espiritualidade dos leigos deve tomar a sua nota característica do Estado de casamento e celibato status de família, ou viuvez, as doenças, a atividade profissional e social. Não negligencie, portanto, o cultivo assíduo das qualidades e habilidades que são adequadas para que lhes deu e usar seus próprios dons recebidos do Espírito Santo.
Além disso, os leigos que, seguindo sua vocação, se matriculou em uma das associações ou institutos aprovados pela Igreja, deve se esforçar para assimilar ao mesmo tempo fielmente a característica peculiar da vida espiritual dos seus próprios. Também apreciar a experiência profissional é devido, o sentimento de família e virtudes cívicas e os costumes exigindo social, como a honestidade, o espírito de justiça, sinceridade, delicadeza, a força de alma, sem o qual não pode haver verdadeira vida cristã.
O modelo perfeito da vida espiritual e apostólica é a bem-aventurada Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, que, apesar de levar uma vida neste mundo como as outras, cheia de preocupações com a família e trabalho, estava constantemente ligada a sua Filho cooperou de modo singular a obra do Salvador, mas agora, assumiu o céu, "Cuidado com amor materno dos irmãos de seu Filho que ainda peregrinam na terra rodeados de perigos e ansiedades e, até que sejam conduzidos em seu feliz ". Devoto e honrá-lo toda a sua vida e de apostolado confiado a seu pedido para a mãe.
CAPÍTULO II
Objetivos a serem alcansado
Introdução
5. A obra da redenção de Cristo, que por si só tende a salvar os homens, inclui também a restauração até mesmo encomendar o todo temporal. Portanto, a missão da Igreja não é só proclamar a mensagem de Cristo e sua graça aos homens, mas também penetrar e aperfeiçoar a ordem temporal com o espírito do Evangelho. Portanto, os leigos, seguindo esta missão, exercer o seu apostolado, tanto no mundo e da Igreja, tanto na ordem espiritual no tempo: ordens, embora diferentes, então a única interpenetram O plano de Deus, que ele tende a retomar a Deus em Cristo em todo o mundo na nova criação, incoactivamente na terra, o último dia completo. O leigo, que é ao mesmo tempo fiel e cidadão, você deve sempre se comportam em ambas as ordens com uma consciência cristã.
O apostolado de evangelização
e santificação dos homens
6. A missão da Igreja tende a santificação dos homens, para ser alcançada através da fé em Cristo e sua graça. O ministério, portanto, a Igreja e ordenou que todos os seus membros, sobretudo, a mensagem de Cristo, você tem que revelar ao mundo com palavras e atos, e para comunicar sua graça.
Isto é feito principalmente pelo ministério da Palavra e dos Sacramentos, encomendado especialmente o clero, em que os leigos devem desempenhar um papel importante a ser "trabalhadores da verdade" incoactivamente aqui na terra, totalmente na céu (Jo 3., 8). Nesta ordem são mutuamente complementares, especialmente o apostolado dos leigos eo ministério pastoral. Leigos são apresentados com inúmeras oportunidades para o exercício do apostolado de evangelização e santificação. A mesma testemunha da vida cristã e as boas obras, feitas em um espírito sobrenatural, são bem sucedidos em atrair os homens à fé e à Deus, porque o Senhor diz: "Assim brilhe a sua luz diante dos homens, que, vendo as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus "(Mt 5.16).
Mas este ministério não é apenas o testemunho de vida: o verdadeiro apóstolo procura ocasiões de anunciar Cristo por palavras e não-crentes para trazê-los para a fé e os fiéis para instruí-los, confirmar e encorajar uma vida mais fervorosa, "a caridade de Cristo nos impele» (2. Coríntios, 5.14), e nos corações de todas essas palavras devem ecoar o Apóstolo: "Ai de mim se anunciar o Evangelho!" (1 Coríntios., 9.16).
Mas como nosso tempo novos problemas surgem, e multiplicar os erros graves que procuram destruir a partir do solo de toda a sociedade moral e humana em si, este sagrado Concílio exorta cordial para os leigos, cada um segundo a sua inteligência e habilidades de acordo com seu conhecimento, ele está representando diligentemente aos seus deveres, de acordo com o pensamento da Igreja, esclarecendo os princípios cristãos, defendendo e aplicando-os de forma adequada aos problemas atuais.
Criação cristã da ordem temporal
7. Este plano de Deus no mundo, que os homens harmoniosamente restaurada a ordem das coisas temporais e aperfeiçoá-lo constantemente.
Tudo o que é a ordem temporal, ou seja, os bens da vida e da família, cultura, economia, artes, profissões, instituições da comunidade política, relações internacionais, e similares, e evolução e progresso, não só são subsídios para o fim último do homem, mas têm um valor intrínseco que Deus tem dado, considerados em si mesmos, ou como partes da ordem temporal: "E Deus viu tudo o que tinha feito e era muito bom "(Gênesis 1.31). Esta bondade natural das coisas recebe alguma dignidade especial de sua relação com a pessoa humana, para cujo serviço foram criadas.
Aprouve a Deus, finalmente, unir todas as coisas, naturais e sobrenaturais, em Cristo Jesus "para ter o primado sobre todas as coisas" (Colossenses 1.18). No entanto, esta meta não só priva a ordem temporal da sua autonomia, os seus próprios fins, as leis, subvenções e importância para o bem dos homens, mas antes a aperfeiçoa-lo em seu próprio valor e importância, enquanto Isso equivale a integrar a vocação do homem na terra.
No curso da história, o uso temporário de bens tenha sido apagado com defeitos graves, porque os homens afetados pelo pecado original, com freqüência caiu em muitos erros sobre o verdadeiro Deus, a natureza, o homem e os princípios lei moral, desde que se seguiu à corrupção dos costumes e das instituições humanas e não-violação do homem individual raro. Ainda hoje, não um pouco mais do que a confiança no progresso da ciência e tecnologia, caem como uma idolatria dos bens materiais, em vez tornando-se senhores de seus servos.
É dever de toda a Igreja a trabalhar para que os homens tornam-se capazes de restaurar a ordem direta dos bens temporais e encomendá-los a Deus por Jesus Cristo. Pastores preocupados com o estado claramente os princípios para a criação e utilização do mundo, e fornecer a moral e espiritual em Cristo para estabelecer a ordem temporal das coisas.
Convém, no entanto, que tomam como seu dever de colocar a restauração da ordem temporal, e, guiado pela luz do Evangelho e da mente da Igreja, e movidos pela caridade cristã, obren diretamente e concretamente na nessa ordem, para cooperar com outros cidadãos sobre os seus conhecimentos com especial e sua própria responsabilidade, e procurando em toda parte e em todos a justiça do reino de Deus. Precisamos estabelecer a ordem temporal, para que, totalmente observando suas próprias leis, está satisfeito com os princípios fundamentais da vida cristã, adaptando-se as diferentes circunstâncias dos lugares, tempos e povos. Entre as obras notáveis do apostolado de ação social dos cristãos, que querem que o Conselho santo agora se estende a toda a esfera temporal, incluindo a cultura.
Ação de caridade como distintivo do apostolado cristão
8. Apesar de todo o exercício do apostolado deve prosseguir e obter a sua força de caridade, algumas obras, pela sua própria natureza, tendem a tornar-se uma expressão viva do amor que Cristo, o Senhor queria testar a sua missão messiânica (cf. Mt, 11,4-5).
O mandamento supremo da lei é amar a Deus com todo seu coração e ao próximo como a si mesmo (cf. Mt, 22,27-40). Agora, Cristo endossou este mandamento do amor ao próximo e enriqueceu-a com um novo significado, querendo ser o mesmo objeto da caridade aos irmãos, dizendo: "Como você fez isso a um destes meus irmãos mais pequeninos , fez isso para mim "(Mateus 25:40). Ele, portanto, tendo a natureza humana, juntou-se a raça humana familiarmente, com uma certa solidariedade sobrenatural e caridade estabelecido como uma marca de seus discípulos com estas palavras: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns outros (João 13:35).
Como a Santa Igreja nos seus primórdios, elevando o agape da Ceia Eucarística, que se manifesta todos unidos em torno de Cristo pelo vínculo da caridade, e todo o tempo, é sempre a marca do amor, e ao mesmo tempo que se regozija com outras empresas, a caridade reclama como seu direito e dever, não pode alienar. Portanto, à mercê da caridade necessitados e doentes, e os chamados e ajuda mútua para aliviar todas as necessidades humanas são consideradas pela Igreja com uma honra singular.
Essas atividades e as obras já se tornaram muito mais urgente e universal, porque a mídia são mais rápidos, porque eles têm encurtado a distância entre o homem e porque as pessoas ao redor do mundo são como membros de uma família . Ação caritativa hoje pode e deve chegar a todas as pessoas e todas as necessidades. Onde há homens que carecem de alimentos e bebidas, casa, roupas, remédios, trabalho, educação, significa viver uma vida verdadeiramente humana, que são atingidas por calamidades ou problemas de saúde, sofrimento no exílio ou na prisão, deve procurar e encontrar lá a caridade cristã, conforto com cuidado diligente e ajudar com a prestação de ajuda. Esta obrigação, acima de tudo, homens e pessoas que vivem em prosperidade.
Para este exercício da caridade é verdadeiramente extraordinário e aparece como tal, é necessário ver um no outro como imagem de Deus que foi criado, e Cristo o Senhor, que realmente oferece o que é dado aos necessitados; ser considerado como a maior delicadeza a liberdade ea dignidade da pessoa receber o auxílio, que não mancha a pureza de intenção, sem nenhum interesse no utilitário em si ou pelo desejo de dominar, é atendida principalmente para as exigências da justiça e não dão como oferta de amor e que deveria ser o título de justiça, retire as causas dos males, não só os defeitos, e ordenando a assistência para que aqueles que recebê-lo será lentamente liberado dependência externa e será suficiente para eles próprios.
Apreciar, até agora, e ajudar a lançar as obras de extensão possível de organizações de caridade e assistência social, públicas ou privadas, ou mesmo internacional, através do qual é distribuída a todos os homens e os povos em necessidade uma ajuda efetiva, cooperando para isso com todas as pessoas de boa vontade.
CAPÍTULO III
vocação de leigo apóstolo
Participação dos leigos na missão da Igreja
2. A Igreja nasceu para que a propagação do Reino de Cristo por toda a terra para a glória de Deus Pai, todos os homens são partícipes na redenção e salvação, e através dele ordenar o mundo realmente a Cristo . Toda a atividade do Corpo Místico direcionado para este fim é chamado ao apostolado, a Igreja exerceu todos os seus membros e de várias maneiras: para a vocação cristã por sua própria natureza, vocação ao apostolado. Como a pele de um corpo vivo nenhum membro se comporta de puramente passivo, mas também participa da atividade e da vida do corpo, e no Corpo de Cristo, que é a Igreja, "todo o corpo como o bom funcionamento de cada um dos seus membros "(Ef 4.16). E, de fato, tal é a conexão e bloqueio dos membros neste corpo (cf. Ef., 4.16), que o membro não contribui de acordo com sua capacidade de aumentar o corpo deve ser considerada inútil para a Igreja e para si mesmo.
Na Igreja, há diversidade de ministérios, mas unidade de missão. Os Apóstolos e seus sucessores Cristo comissionou para ensinar, santificar e governar em seu nome e autoridade. mas também os leigos tornaram participantes do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo, cumprir seu papel na missão de todo o povo de Deus na Igreja e no mundo.
Na verdade, exercendo o apostolado com o seu trabalho para a evangelização e santificação dos homens, bem como o papel eo desempenho dos assuntos temporais, realizada com o espírito do Evangelho, para que sua diligência nesse sentido é um claro testemunho de Cristo e servem para a salvação dos homens. Mas o próprio ser a condição da vida leigos no meio do mundo dos negócios e do tempo, eles são chamados por Deus para que, fervorosos no espírito do cristianismo, exercem o seu apostolado no mundo por meio de fermentação.
Fundamentação do apostolado dos leigos
3. Leigos cristãos obter o direito eo dever de apostolado pela sua união com Cristo-Cabeça. Desde insere batismo no Corpo Místico de Cristo, fortalecidos pela Confirmação com a força do Espírito Santo são para o apostolado pelo Senhor. Eles são consagrados como um sacerdócio real e nação santa (cf. 1 Ped., 2,4 a 10) para oferecer sacrifícios espirituais através de todas as suas obras, e para dar testemunho de Cristo em todas as partes do mundo. A caridade, que é como a alma do apostolado, se comunica e mantém os sacramentos, especialmente da Eucaristia.
O apostolado é exercido na fé, esperança e caridade, que derrama o Espírito Santo nos corações de todos os membros da Igreja. Além disso, o preceito da caridade, que é o maior mandamento do Senhor, exortando todos os cristãos a buscar a glória de Deus pela vinda de seu reino ea vida eterna a todos os homens que sabem o único Deus verdadeiro e ele enviou Jesus Cristo (cf. Jo., 17.3).
Portanto, ser imposta a todos os cristãos a obrigação nobre de trabalhar para a mensagem divina da salvação seja conhecido e aceito por todos os homens de qualquer lugar na Terra.
Para exercer este apostolado, o Espírito Santo, que produz a santificação do povo de Deus para o ministério e os sacramentos, presentes originais também concedeu aos fiéis (cf. 1Cor., 12.7) "distribuído a cada um como ele deseja "(1 Cor., 12,11), de modo que" cada um segundo a graça recebida, colocando ao serviço dos outros ", eles também são" despenseiros da multiforme graça de Deus "(1 Ped., 4.10 ), para a edificação de todo o corpo na caridade (cf. Ef., 4.16).
Recepção destes carismas, mesmo as mais simples, trata de cada um dos fiéis o direito eo dever de exercê-los para o bem dos homens e edificação da Igreja e da Igreja. E no mundo, a liberdade do Espírito Santo que "sopra onde quer" (João 3.8), e ao mesmo tempo, junto com nossos irmãos em Cristo, especialmente os pastores, a quem pertence o juiz a sua natureza genuína ea sua correcta aplicação, e não extinguir o Espírito, mas para testar tudo e reter o que é bom (cf. 1 Ts., 5.12, 19.21).
Espiritualidade, a fim de apostolado dos leigos
4. Uma vez que Cristo, enviado pelo Pai, fonte e origem do apostolado toda a Igreja, é evidente que a fecundidade do apostolado dos leigos depende da sua união vital com Cristo, porque o Senhor diz: "Quem permanece em mim e eu nele esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer "(João 15,4-5). Esta vida de íntima união com Cristo na Igreja é alimentada pelos auxílios espirituais, que são comuns a todos os fiéis, especialmente a participação ativa na Liturgia, de modo que usar os fiéis que, ao mesmo tempo satisfaz plenamente os obrigações no mundo comum da vida, não a união com Cristo em separado das atividades de sua vida, mas deve crescer em linha do dever de acordo com a vontade de Deus.
Precisamos de leigos para avançar em santidade determinada e corajosa, desta forma, se esforçando para superar as dificuldades com prudência e paciência. Nada na vida é para ser esquecido com a orientação espiritual, ou a família preocupações nem outras ocupações profanas, nas palavras do Apóstolo: "Tudo o que fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por Ele "(Colossenses 3.17).
Mas uma vida assim exige um exercício contínuo de fé, esperança e caridade.
Só à luz da fé e da meditação da sua palavra se pode conhecer a Deus sempre e em toda a Deus, "em quem vivemos, nos movemos e temos nosso ser" (Atos 17:28), busque a Sua vontade em todas as evento, ver Cristo em todas as pessoas, sejam familiares ou estranhos, e julgar corretamente sobre o significado eo valor das coisas materiais em si mesmos e tendo em vista o fim do homem.
Aqueles que têm esta fé vivem na esperança da revelação dos filhos de Deus, lembrando-se da cruz e da ressurreição.
Escondida com Cristo em Deus durante a peregrinação desta vida, livre da escravidão das riquezas, enquanto dirigida a bens duráveis são entregues e completamente feliz com a expansão do reino de Deus e para informar e melhorar a ordem de coisas temporais com o espírito cristão. No meio das adversidades desta vida são a força da esperança, pensando que "os sofrimentos do tempo presente não são nada comparados com a glória que será revelada em nós" (Romanos 8:18).
Impulsionado pelo amor que vem de Deus fazer o bem a todos, mas especialmente aos irmãos na fé (cf. Gal., 6.10), tirando "de todos os males e todas as mentiras, hipocrisia, inveja e maledicência" (1 Ped., 2.1), atraindo assim as pessoas a Cristo. Mas o amor de Deus "foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5.5) faz com que os leigos que realmente pode expressar em suas vidas o espírito das bem-aventuranças. Seguir a Cristo, pobre, ou são abatidos pela escassez ou abundância de inchado pela bens temporais, imitando a Cristo humilde, não cobiçam a glória vã (cf. Gal., 5,26), mas procuram agradar a Deus ao invés de homens, sempre dispostos a deixar tudo por Cristo (cf. Lc, 14,26)., sofrer perseguição pela justiça "(cf. Mt, 5,10), recordando as palavras do Senhor:" Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me "(Mt 16:24). Cultivar a amizade cristã entre si, ajudam uns aos outros em cada situação.
A espiritualidade dos leigos deve tomar a sua nota característica do Estado de casamento e celibato status de família, ou viuvez, as doenças, a atividade profissional e social. Não negligencie, portanto, o cultivo assíduo das qualidades e habilidades que são adequadas para que lhes deu e usar seus próprios dons recebidos do Espírito Santo.
Além disso, os leigos que, seguindo sua vocação, se matriculou em uma das associações ou institutos aprovados pela Igreja, deve se esforçar para assimilar ao mesmo tempo fielmente a característica peculiar da vida espiritual dos seus próprios. Também apreciar a experiência profissional é devido, o sentimento de família e virtudes cívicas e os costumes exigindo social, como a honestidade, o espírito de justiça, sinceridade, delicadeza, a força de alma, sem o qual não pode haver verdadeira vida cristã.
O modelo perfeito da vida espiritual e apostólica é a bem-aventurada Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, que, apesar de levar uma vida neste mundo como as outras, cheia de preocupações com a família e trabalho, estava constantemente ligada a sua Filho cooperou de modo singular a obra do Salvador, mas agora, assumiu o céu, "Cuidado com amor materno dos irmãos de seu Filho que ainda peregrinam na terra rodeados de perigos e ansiedades e, até que sejam conduzidos em seu feliz ". Devoto e honrá-lo toda a sua vida e de apostolado confiado a seu pedido para a mãe.
CAPÍTULO II
Objetivos a serem alcansado
Introdução
5. A obra da redenção de Cristo, que por si só tende a salvar os homens, inclui também a restauração até mesmo encomendar o todo temporal. Portanto, a missão da Igreja não é só proclamar a mensagem de Cristo e sua graça aos homens, mas também penetrar e aperfeiçoar a ordem temporal com o espírito do Evangelho. Portanto, os leigos, seguindo esta missão, exercer o seu apostolado, tanto no mundo e da Igreja, tanto na ordem espiritual no tempo: ordens, embora diferentes, então a única interpenetram O plano de Deus, que ele tende a retomar a Deus em Cristo em todo o mundo na nova criação, incoactivamente na terra, o último dia completo. O leigo, que é ao mesmo tempo fiel e cidadão, você deve sempre se comportam em ambas as ordens com uma consciência cristã.
O apostolado de evangelização
e santificação dos homens
6. A missão da Igreja tende a santificação dos homens, para ser alcançada através da fé em Cristo e sua graça. O ministério, portanto, a Igreja e ordenou que todos os seus membros, sobretudo, a mensagem de Cristo, você tem que revelar ao mundo com palavras e atos, e para comunicar sua graça.
Isto é feito principalmente pelo ministério da Palavra e dos Sacramentos, encomendado especialmente o clero, em que os leigos devem desempenhar um papel importante a ser "trabalhadores da verdade" incoactivamente aqui na terra, totalmente na céu (Jo 3., 8). Nesta ordem são mutuamente complementares, especialmente o apostolado dos leigos eo ministério pastoral. Leigos são apresentados com inúmeras oportunidades para o exercício do apostolado de evangelização e santificação. A mesma testemunha da vida cristã e as boas obras, feitas em um espírito sobrenatural, são bem sucedidos em atrair os homens à fé e à Deus, porque o Senhor diz: "Assim brilhe a sua luz diante dos homens, que, vendo as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus "(Mt 5.16).
Mas este ministério não é apenas o testemunho de vida: o verdadeiro apóstolo procura ocasiões de anunciar Cristo por palavras e não-crentes para trazê-los para a fé e os fiéis para instruí-los, confirmar e encorajar uma vida mais fervorosa, "a caridade de Cristo nos impele» (2. Coríntios, 5.14), e nos corações de todas essas palavras devem ecoar o Apóstolo: "Ai de mim se anunciar o Evangelho!" (1 Coríntios., 9.16).
Mas como nosso tempo novos problemas surgem, e multiplicar os erros graves que procuram destruir a partir do solo de toda a sociedade moral e humana em si, este sagrado Concílio exorta cordial para os leigos, cada um segundo a sua inteligência e habilidades de acordo com seu conhecimento, ele está representando diligentemente aos seus deveres, de acordo com o pensamento da Igreja, esclarecendo os princípios cristãos, defendendo e aplicando-os de forma adequada aos problemas atuais.
Criação cristã da ordem temporal
7. Este plano de Deus no mundo, que os homens harmoniosamente restaurada a ordem das coisas temporais e aperfeiçoá-lo constantemente.
Tudo o que é a ordem temporal, ou seja, os bens da vida e da família, cultura, economia, artes, profissões, instituições da comunidade política, relações internacionais, e similares, e evolução e progresso, não só são subsídios para o fim último do homem, mas têm um valor intrínseco que Deus tem dado, considerados em si mesmos, ou como partes da ordem temporal: "E Deus viu tudo o que tinha feito e era muito bom "(Gênesis 1.31). Esta bondade natural das coisas recebe alguma dignidade especial de sua relação com a pessoa humana, para cujo serviço foram criadas.
Aprouve a Deus, finalmente, unir todas as coisas, naturais e sobrenaturais, em Cristo Jesus "para ter o primado sobre todas as coisas" (Colossenses 1.18). No entanto, esta meta não só priva a ordem temporal da sua autonomia, os seus próprios fins, as leis, subvenções e importância para o bem dos homens, mas antes a aperfeiçoa-lo em seu próprio valor e importância, enquanto Isso equivale a integrar a vocação do homem na terra.
No curso da história, o uso temporário de bens tenha sido apagado com defeitos graves, porque os homens afetados pelo pecado original, com freqüência caiu em muitos erros sobre o verdadeiro Deus, a natureza, o homem e os princípios lei moral, desde que se seguiu à corrupção dos costumes e das instituições humanas e não-violação do homem individual raro. Ainda hoje, não um pouco mais do que a confiança no progresso da ciência e tecnologia, caem como uma idolatria dos bens materiais, em vez tornando-se senhores de seus servos.
É dever de toda a Igreja a trabalhar para que os homens tornam-se capazes de restaurar a ordem direta dos bens temporais e encomendá-los a Deus por Jesus Cristo. Pastores preocupados com o estado claramente os princípios para a criação e utilização do mundo, e fornecer a moral e espiritual em Cristo para estabelecer a ordem temporal das coisas.
Convém, no entanto, que tomam como seu dever de colocar a restauração da ordem temporal, e, guiado pela luz do Evangelho e da mente da Igreja, e movidos pela caridade cristã, obren diretamente e concretamente na nessa ordem, para cooperar com outros cidadãos sobre os seus conhecimentos com especial e sua própria responsabilidade, e procurando em toda parte e em todos a justiça do reino de Deus. Precisamos estabelecer a ordem temporal, para que, totalmente observando suas próprias leis, está satisfeito com os princípios fundamentais da vida cristã, adaptando-se as diferentes circunstâncias dos lugares, tempos e povos. Entre as obras notáveis do apostolado de ação social dos cristãos, que querem que o Conselho santo agora se estende a toda a esfera temporal, incluindo a cultura.
Ação de caridade como distintivo do apostolado cristão
8. Apesar de todo o exercício do apostolado deve prosseguir e obter a sua força de caridade, algumas obras, pela sua própria natureza, tendem a tornar-se uma expressão viva do amor que Cristo, o Senhor queria testar a sua missão messiânica (cf. Mt, 11,4-5).
O mandamento supremo da lei é amar a Deus com todo seu coração e ao próximo como a si mesmo (cf. Mt, 22,27-40). Agora, Cristo endossou este mandamento do amor ao próximo e enriqueceu-a com um novo significado, querendo ser o mesmo objeto da caridade aos irmãos, dizendo: "Como você fez isso a um destes meus irmãos mais pequeninos , fez isso para mim "(Mateus 25:40). Ele, portanto, tendo a natureza humana, juntou-se a raça humana familiarmente, com uma certa solidariedade sobrenatural e caridade estabelecido como uma marca de seus discípulos com estas palavras: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns outros (João 13:35).
Como a Santa Igreja nos seus primórdios, elevando o agape da Ceia Eucarística, que se manifesta todos unidos em torno de Cristo pelo vínculo da caridade, e todo o tempo, é sempre a marca do amor, e ao mesmo tempo que se regozija com outras empresas, a caridade reclama como seu direito e dever, não pode alienar. Portanto, à mercê da caridade necessitados e doentes, e os chamados e ajuda mútua para aliviar todas as necessidades humanas são consideradas pela Igreja com uma honra singular.
Essas atividades e as obras já se tornaram muito mais urgente e universal, porque a mídia são mais rápidos, porque eles têm encurtado a distância entre o homem e porque as pessoas ao redor do mundo são como membros de uma família . Ação caritativa hoje pode e deve chegar a todas as pessoas e todas as necessidades. Onde há homens que carecem de alimentos e bebidas, casa, roupas, remédios, trabalho, educação, significa viver uma vida verdadeiramente humana, que são atingidas por calamidades ou problemas de saúde, sofrimento no exílio ou na prisão, deve procurar e encontrar lá a caridade cristã, conforto com cuidado diligente e ajudar com a prestação de ajuda. Esta obrigação, acima de tudo, homens e pessoas que vivem em prosperidade.
Para este exercício da caridade é verdadeiramente extraordinário e aparece como tal, é necessário ver um no outro como imagem de Deus que foi criado, e Cristo o Senhor, que realmente oferece o que é dado aos necessitados; ser considerado como a maior delicadeza a liberdade ea dignidade da pessoa receber o auxílio, que não mancha a pureza de intenção, sem nenhum interesse no utilitário em si ou pelo desejo de dominar, é atendida principalmente para as exigências da justiça e não dão como oferta de amor e que deveria ser o título de justiça, retire as causas dos males, não só os defeitos, e ordenando a assistência para que aqueles que recebê-lo será lentamente liberado dependência externa e será suficiente para eles próprios.
Apreciar, até agora, e ajudar a lançar as obras de extensão possível de organizações de caridade e assistência social, públicas ou privadas, ou mesmo internacional, através do qual é distribuída a todos os homens e os povos em necessidade uma ajuda efetiva, cooperando para isso com todas as pessoas de boa vontade.
CAPÍTULO III
Vários campos de apostolado
Introdução
9. Apostolado dos leigos exercem múltiplas, tanto da Igreja e do mundo. Em ambos os pedidos em aberto vários campos de atividade apostólica, dos quais nos recordamos aqui os principais, são eles: a comunidade da igreja, família, juventude, social, nacional e da ordem internacional. Uma vez que em nossos tempos as mulheres se tornaram cada vez mais activa na vida social é muito importante que eles participem de forma mais ampla também nos campos de apostolado da Igreja. As comunidades da Igreja
10. Os leigos têm um papel ativo na vida e obra da Igreja, como participantes que estão no escritório de Cristo Sacerdote, Profeta e Rei. Sua ação dentro das comunidades da Igreja é tão necessária que sem ela o apostolado dos pastores muitas vezes não podem realizar plenamente o seu efeito.
Para os leigos de espírito apostólico verdade, como aqueles homens e mulheres que ajudavam Paulo no Evangelho (cf. Atos, 18,18-26, Rom., 16.3), suprir o que falta em seus irmãos e reviver o espírito de ambos os pastores eo resto dos fiéis (cf. 1Cor., 16,17-18).
Porque se alimentavam com a participação activa na vida litúrgica da comunidade, sinceramente cumprido a sua missão nas obras apostólicas da mesma, levando à Igreja, mas talvez eles foram embora; colaborar fortemente na comunicação da Palavra de Deus, instrução catequética, especialmente, com a ajuda de seus conhecimentos de forma mais eficaz fazer a cura de almas e até mesmo a administração dos bens da Igreja.
A paróquia tem a mais clara modelo de apostolado comunitário, reduzindo para a unidade toda a diversidade humana que aqui se encontram e inseri-los na Igreja universal. Acostume-se a leigos no trabalho paroquial em estreita colaboração com os seus sacerdotes, a apresentar à comunidade da Igreja e os problemas particulares do mundo, as questões que dizem respeito à salvação dos homens, para analisar e resolvê-los através de um discussão racional, de acordo com sua força e ajudar qualquer empresa apostólica e família da igreja missionária.
Cultivar um sentido de constantemente diocese, a paróquia é como uma célula, sempre pronto para também implementar seus esforços na diocese, a convite do seu pastor. Além disso, para atender as necessidades das cidades e áreas rurais, não limitar a sua cooperação dentro dos limites da paróquia ou diocese, mas buscará estender campos interparoquial, inter-diocesano, nacional ou internacional, principalmente porque , cada vez mais crescente migração dos povos, no aumento das relações mútuas ea facilidade de comunicação, e não deixar-se bloqueado em qualquer parte da sociedade. portanto, preocupados com as necessidades de vida do povo de Deus disperso por toda a terra. Hagan trabalho missionário na maior parte, dando ajuda material e até mesmo pessoal. uma vez que é obrigação honrosa dos cristãos de volta a Deus parte dos bens que recebe.
A família
11. Tendo estabelecido a sociedade mundial Criador conjugal princípio e fundamento da sociedade humana, tornando-o pela sua graça em grande sacramento ... em Cristo ea Igreja (cf. Ef., 5,32), o apostolado dos cônjuges e das famílias é de vital importância tanto para a Igreja e na sociedade civil.
Os esposos cristãos são uns dos outros para si, seus filhos e outros parentes, cooperadores da graça e testemunhas da fé. Eles são para os seus filhos os primeiros anunciadores da fé e os primeiros educadores, o formulário com sua palavra e exemplo para a vida cristã e apostólica, ajuda com muita cautela na escolha de sua vocação e cultivado com muito cuidado a vocação sagrado pode ter descoberto neles.
Era sempre o dever dos cônjuges e agora faz parte do seu apostolado fundamental, manifestar e demonstrar com a sua vida a indissolubilidade ea santidade do casamento, afirmando abertamente o direito ea obrigação da educação cristã aos filhos, seus próprios pais e encarregados de educação; defender a dignidade e legítima autonomia da família. Cooperar, portanto, eles e outros cristãos com as pessoas de boa vontade a estes direitos sejam preservados intactos na lei civil, que o governo da sociedade são tidas em conta as necessidades das famílias no que se refere ao quarto, educação dos filhos, situação de trabalho, segurança social e impostos, que a coexistência é totalmente seguro na organização de migração interna.
Esta missão tem recebido da própria família de Deus para ser a célula primeira e vital da sociedade. Realizar esta tarefa se, para a devoção mútua dos seus membros e da oração dirigida a Deus em comum, é apresentado como um santuário doméstico da Igreja, se toda a família participa do culto litúrgico da Igreja se, finalmente, ativamente práticas de entretenimento familiar, promover a justiça e outras boas obras a serviço de todos os irmãos que sofrem necessidades. Entre os vários apostolados família pode lembrar o seguinte: adotar crianças abandonadas, crianças, congratulamo-nos com o desconhecido, auxiliando no regime de escolas, ajudando os jovens com conselhos e recursos financeiros, ajudar a noiva eo noivo melhor preparados para o casamento, auxiliar a catequese, os cônjuges de apoio e famílias que estão em perigo físico ou moral, oferecer para os idosos não só necessário, mas apenas fornecer-lhes os meios do progresso econômico. Sempre e em toda parte, mas de uma maneira especial em regiões que estão espalhadas as primeiras sementes do Evangelho, a Igreja está em seus princípios, ou está em grave perigo, as famílias cristãs dão ao mundo o testemunho precioso de Cristo segundo o Evangelho ao longo de sua vida e dando um exemplo de casamento cristão.
Mais fácil de alcançar os objectivos do seu ministério pode ser desejável para que as famílias se reúnem em grupos.
Introdução
9. Apostolado dos leigos exercem múltiplas, tanto da Igreja e do mundo. Em ambos os pedidos em aberto vários campos de atividade apostólica, dos quais nos recordamos aqui os principais, são eles: a comunidade da igreja, família, juventude, social, nacional e da ordem internacional. Uma vez que em nossos tempos as mulheres se tornaram cada vez mais activa na vida social é muito importante que eles participem de forma mais ampla também nos campos de apostolado da Igreja. As comunidades da Igreja
10. Os leigos têm um papel ativo na vida e obra da Igreja, como participantes que estão no escritório de Cristo Sacerdote, Profeta e Rei. Sua ação dentro das comunidades da Igreja é tão necessária que sem ela o apostolado dos pastores muitas vezes não podem realizar plenamente o seu efeito.
Para os leigos de espírito apostólico verdade, como aqueles homens e mulheres que ajudavam Paulo no Evangelho (cf. Atos, 18,18-26, Rom., 16.3), suprir o que falta em seus irmãos e reviver o espírito de ambos os pastores eo resto dos fiéis (cf. 1Cor., 16,17-18).
Porque se alimentavam com a participação activa na vida litúrgica da comunidade, sinceramente cumprido a sua missão nas obras apostólicas da mesma, levando à Igreja, mas talvez eles foram embora; colaborar fortemente na comunicação da Palavra de Deus, instrução catequética, especialmente, com a ajuda de seus conhecimentos de forma mais eficaz fazer a cura de almas e até mesmo a administração dos bens da Igreja.
A paróquia tem a mais clara modelo de apostolado comunitário, reduzindo para a unidade toda a diversidade humana que aqui se encontram e inseri-los na Igreja universal. Acostume-se a leigos no trabalho paroquial em estreita colaboração com os seus sacerdotes, a apresentar à comunidade da Igreja e os problemas particulares do mundo, as questões que dizem respeito à salvação dos homens, para analisar e resolvê-los através de um discussão racional, de acordo com sua força e ajudar qualquer empresa apostólica e família da igreja missionária.
Cultivar um sentido de constantemente diocese, a paróquia é como uma célula, sempre pronto para também implementar seus esforços na diocese, a convite do seu pastor. Além disso, para atender as necessidades das cidades e áreas rurais, não limitar a sua cooperação dentro dos limites da paróquia ou diocese, mas buscará estender campos interparoquial, inter-diocesano, nacional ou internacional, principalmente porque , cada vez mais crescente migração dos povos, no aumento das relações mútuas ea facilidade de comunicação, e não deixar-se bloqueado em qualquer parte da sociedade. portanto, preocupados com as necessidades de vida do povo de Deus disperso por toda a terra. Hagan trabalho missionário na maior parte, dando ajuda material e até mesmo pessoal. uma vez que é obrigação honrosa dos cristãos de volta a Deus parte dos bens que recebe.
A família
11. Tendo estabelecido a sociedade mundial Criador conjugal princípio e fundamento da sociedade humana, tornando-o pela sua graça em grande sacramento ... em Cristo ea Igreja (cf. Ef., 5,32), o apostolado dos cônjuges e das famílias é de vital importância tanto para a Igreja e na sociedade civil.
Os esposos cristãos são uns dos outros para si, seus filhos e outros parentes, cooperadores da graça e testemunhas da fé. Eles são para os seus filhos os primeiros anunciadores da fé e os primeiros educadores, o formulário com sua palavra e exemplo para a vida cristã e apostólica, ajuda com muita cautela na escolha de sua vocação e cultivado com muito cuidado a vocação sagrado pode ter descoberto neles.
Era sempre o dever dos cônjuges e agora faz parte do seu apostolado fundamental, manifestar e demonstrar com a sua vida a indissolubilidade ea santidade do casamento, afirmando abertamente o direito ea obrigação da educação cristã aos filhos, seus próprios pais e encarregados de educação; defender a dignidade e legítima autonomia da família. Cooperar, portanto, eles e outros cristãos com as pessoas de boa vontade a estes direitos sejam preservados intactos na lei civil, que o governo da sociedade são tidas em conta as necessidades das famílias no que se refere ao quarto, educação dos filhos, situação de trabalho, segurança social e impostos, que a coexistência é totalmente seguro na organização de migração interna.
Esta missão tem recebido da própria família de Deus para ser a célula primeira e vital da sociedade. Realizar esta tarefa se, para a devoção mútua dos seus membros e da oração dirigida a Deus em comum, é apresentado como um santuário doméstico da Igreja, se toda a família participa do culto litúrgico da Igreja se, finalmente, ativamente práticas de entretenimento familiar, promover a justiça e outras boas obras a serviço de todos os irmãos que sofrem necessidades. Entre os vários apostolados família pode lembrar o seguinte: adotar crianças abandonadas, crianças, congratulamo-nos com o desconhecido, auxiliando no regime de escolas, ajudando os jovens com conselhos e recursos financeiros, ajudar a noiva eo noivo melhor preparados para o casamento, auxiliar a catequese, os cônjuges de apoio e famílias que estão em perigo físico ou moral, oferecer para os idosos não só necessário, mas apenas fornecer-lhes os meios do progresso econômico. Sempre e em toda parte, mas de uma maneira especial em regiões que estão espalhadas as primeiras sementes do Evangelho, a Igreja está em seus princípios, ou está em grave perigo, as famílias cristãs dão ao mundo o testemunho precioso de Cristo segundo o Evangelho ao longo de sua vida e dando um exemplo de casamento cristão.
Mais fácil de alcançar os objectivos do seu ministério pode ser desejável para que as famílias se reúnem em grupos.
O Jovens
- Jovens na sociedade moderna exercer uma influência de grande interesse. As circunstâncias de sua vida, pensando e até mesmo as mesmas relações com a família em si mudou muito. Muitas vezes passam muito rapidamente para um novo status social e econômico. Mas o passo que aumenta a cada dia a sua influência social, política e até mesmo, são vistos como incapazes de lidar de forma adequada essas novas acusações.
Essa influência cresceu em sua sociedade exige deles uma actividade apostólica similar, mas sua natureza organiza-lo. A crescente consciência da personalidade, impulsionada pelo calor de sua vida e sua energia superabundante, assumir a responsabilidade pessoal e querem participar na vida cultural e social: o calor, se você estiver cheio do espírito de Cristo, e é animada pelo amor e obediência aos pastores da Igreja, podemos esperar frutos abundantes. (Eles devem se tornar os primeiros apóstolos e imediata dos jovens, exercendo o apostolado entre si, levando em consideração o ambiente social em que vivem).
Tente adultos dialogar com os jovens amigável, permitindo que todos e cada um, uma vez que a distância de idade, se conhecem e se comunicar com cada bem que todo mundo tem. Incentivam os adultos para o ministério de jovens, especialmente no exemplo, e quando você tiver oportunidade, através de conselhos prudentes e ajuda eficaz. Jovens, por sua vez, ser preenchido com respeito e confiança para com os adultos e, embora naturalmente inclinados para a notícia, no entanto apreciar devidamente as tradições louváveis.
As crianças também têm sua atividade apostólica. De acordo com sua capacidade, são testemunhas vivas de Cristo entre os seus pares.
O social
13. O apostolado no meio social, ou seja, o esforço para preencher o pensamento espírito cristão e costumes, leis e estruturas da comunidade em que vive, tanto é dever e ônus dos leigos, que nunca que pode ser feito convenientemente outros. Neste campo, os leigos podem exercer plenamente o apostolado de iguais. Reuniu-se o testemunho de vida através do testemunho da palavra. No campo do trabalho ou profissão, ou estudo, ou habitação, ou relaxamento, ou coexistência são adequados para ajudar irmãos leigos.
Os leigos cumprir esta missão da Igreja no mundo, acima de tudo, para que a consistência da vida com a fé que se torna a luz do mundo por sua honestidade em qualquer negócio, que nos atrai para o amor a verdade ea bondade, e, finalmente, a Cristo e à Igreja, pela caridade fraterna, que participam nas condições de vida de trabalho e os sofrimentos e as aspirações dos irmãos, e, gradualmente, têm os corações de todos para a operação da graça salvadora, com a plena consciência de seu papel na construção da sociedade, que se esforçam para saturar as suas preocupações domésticas, sociais e magnanimidade cristã profissional. Assim, esta abordagem tem gradualmente penetra no ambiente de vida no trabalho.
Este apostolado deve abraçar todos os que estão com ele, e não deve excluir qualquer bem espiritual ou material que pode torná-los. mas os verdadeiros apóstolos, longe de estar satisfeito com esta actividade, fazer todos os esforços para anunciar Cristo aos seus vizinhos, até mesmo a palavra. Para muitos homens não podem ouvir o evangelho e conhecer a Cristo mais do que seus vizinhos secular.
Ordem nacional e internacional
14. O campo de apostolado é aberto amplamente na ordem nacional e internacional em que os leigos, especialmente, são os provedores da sabedoria cristã. No amor da pátria e no cumprimento fiel de seus deveres cívicos, os católicos se sentem obrigados a promover o verdadeiro bem comum, e assim fazer a despeito da sua opinião de que o poder civil é exercida de forma justa e respondem a lei aos princípios moral e do bem comum. Católicos qualificados nos assuntos públicos, e forte como o esperado na fé ea doutrina católica, não se recusam a ocupar cargos públicos, porque para eles, bem gerida, pode procurar o bem comum e um tempo para preparar o caminho para o Evangelho .
Os católicos procuram cooperar com todos os homens de boa vontade para promover o que é verdadeiro, justo, santo, amigável (cf. Fil., 4.8). Discutir com eles, superando-os com prudência e humanidade, e pesquisas sobre as instituições sociais e públicas, para aperfeiçoar o espírito do Evangelho.
Entre as características do nosso tempo há para contar, especialmente com o sentimento crescente e inevitável da solidariedade de todos os povos: a promovê-lo cuidadosamente e torná-lo sincera e genuína afeição de fraternidade é o dever do apostolado dos leigos. Os leigos também deve estar ciente da nova área internacional e os problemas e soluções e doutrina, e práticas que se originam nele, especialmente em relação às nações em desenvolvimento.
Pense em todos aqueles que trabalham em nações estrangeiras, ou ajudá-los, que as relações entre os povos deve ser uma comunicação fraterna, em que ambas as partes dão e recebem. E aqueles que viajam para projetos internacionais ou negócios, ou descanso, não se esqueça que estão em toda parte os viajantes também anunciadores de Cristo, e tem que se comportar como tal em toda a verdade.
CAPÍTULO IV
Diversas formas de apostolado
Introdução
15. Os leigos podem exercer o seu trabalho apostólico em conjunto ou como indivíduos ou em comunidades ou associações.
Importância e multiplicidade de apostolado individual
16. O apostolado é desenvolvido individualmente, e que flui com abundância da fonte de vida cristã verdadeira (cf. Jo., 4.14), é o princípio eo fundamento de todas as apostolado dos leigos, mesmo o parceiro, e nada pode substituí-lo.
Todos os leigos quaisquer condições que são chamados e são forçados a este apostolado, sempre útil e em toda parte, e em algumas circunstâncias, não só o adequado e possível, ter o tempo ou a capacidade de cooperar em associações.
Há muitas maneiras que o apostolado dos leigos para a edificação da Igreja e santificar o mundo, encorajando-o em Cristo.A forma peculiar do ministério individual e, ao mesmo tempo, um sinal bastante em sintonia com nossos tempos, e que se manifesta Cristo vivo em seus fiéis, é o testemunho da vida secular que flui da fé, esperança e caridade. Com o ministério da palavra, absolutamente necessário em algumas circunstâncias, os leigos anunciam Cristo, explicar a sua doutrina, espalhe cada um segundo a sua condição e que conhecem e fielmente.
Cooperação, bem como cidadãos deste mundo, no que diz respeito à gestão e direção da ordem temporal que os leigos devem procurar a luz dos motivos mais fé para agir na vida familiar, profissional e social manifesto para o outro no momento oportuno, ciente de que se tornam cooperadores com Deus e Criador, Redentor e Santificador glorificá-lo.
Vivificar finalmente colocar sua vida à caridade e manifiéstenla nos trabalhos da melhor forma possível.
Pense em toda a adoração que o público e de oração, penitência e auto-aceitação do trabalho e calamidades da vida, que lembram o sofrimento de Cristo (cf. 2Cor., 4.10, Col., 1,24), pode alcançar e ajudar todos os homens para a salvação para todos.
O apostolado individual em determinadas circunstâncias
17. O apostolado individual insta com grande urgência nas regiões onde a perseguição desencadeada a sério inibe a liberdade da Igreja. Os leigos, como pode estar fornecendo os sacerdotes nestas difíceis circunstâncias, expondo sua própria liberdade e, por vezes as suas vidas, ensinar e aqueles próximos à doutrina cristã, instruí-los na vida religiosa e do pensamento católico, e levá-los para a recepção freqüente dos sacramentos e práticas devocionais, especialmente da Eucaristia. O sagrado Concílio, enquanto de todo o coração dar graças a Deus, que sempre cria resistência heróica estava no meio da perseguição, ainda hoje, abraça com carinho paterno e gratidão.
O apostolado individual tem um campo personalizado em regiões onde os católicos são poucos e distantes entre si. Lá eles apostolado leigo exercido somente causas individuais, ou por razões especiais levantadas pelo trabalho muito profissional reúnem para discutir re oportuna em pequenos grupos, sem qualquer forma é estritamente a de instituição ou organização, para que ele aparece sempre à frente do sinal do outro lado da comunidade da Igreja, como um verdadeiro testemunho de amor. Assim, ajudando uns aos outros espiritualmente pela amizade e troca de experiências, prepare-se para superar as desvantagens de uma vida e um trabalho demasiado isolados para produzir mais frutos no ministério.
Importância das formas associadas
18. Como os cristãos são chamados a exercer o apostolado individual em circunstâncias diversas da vida, não se esqueça, no entanto, que o homem é social por natureza e agrada a Deus que os crentes em Cristo estão reunidos no Povo de Deus (cf. 1 Pe., 2,5 a 10) e um corpo (cf. 1Cor., 12,12). Portanto, o apostolado dos fiéis é muito sensível às necessidades humanas e cristãs, com o mesmo tempo uma expressão de comunhão e de unidade da Igreja em Cristo, que disse: "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles "(Mt 18,20).
Portanto, os fiéis devem exercer o seu apostolado tendendo ao seu fim. Apóstolos são os mesmos em suas comunidades de família nas paróquias e dioceses, que mostram a natureza comunitária do apostolado, e os grupos espontâneos em que congregam.
O apostolado é também muito importante porque muitas vezes exibe a realizar uma acção comum ou nas comunidades da Igreja ou nos vários ambientes. As associações, erguido para os atos comuns do ministério, apoiar os seus membros e são para o apostolado, e organizar e regulamentar convenientemente o seu trabalho apostólico, assim de se esperar muito mais frutos abundantes do que se cada um trabalha separadamente.
Mas nas atuais circunstâncias é absolutamente necessário que o âmbito da cooperação dos leigos fica mais forte e organizada sob a forma associada de apostolado, uma vez que somente a união das forças de perto pode obter todos os fins do apostolado moderno e efetivamente proteger os seus bens. Particularmente interessado de que forma esse apostolado deve atingir as condições comuns de inteligência e social daqueles a quem ele se dirige, de qualquer outra forma, muitas vezes, se revelarem ineficazes, sob pressão da opinião pública e instituições.
Variedade de formas de apostolado
Introdução
15. Os leigos podem exercer o seu trabalho apostólico em conjunto ou como indivíduos ou em comunidades ou associações.
Importância e multiplicidade de apostolado individual
16. O apostolado é desenvolvido individualmente, e que flui com abundância da fonte de vida cristã verdadeira (cf. Jo., 4.14), é o princípio eo fundamento de todas as apostolado dos leigos, mesmo o parceiro, e nada pode substituí-lo.
Todos os leigos quaisquer condições que são chamados e são forçados a este apostolado, sempre útil e em toda parte, e em algumas circunstâncias, não só o adequado e possível, ter o tempo ou a capacidade de cooperar em associações.
Há muitas maneiras que o apostolado dos leigos para a edificação da Igreja e santificar o mundo, encorajando-o em Cristo.A forma peculiar do ministério individual e, ao mesmo tempo, um sinal bastante em sintonia com nossos tempos, e que se manifesta Cristo vivo em seus fiéis, é o testemunho da vida secular que flui da fé, esperança e caridade. Com o ministério da palavra, absolutamente necessário em algumas circunstâncias, os leigos anunciam Cristo, explicar a sua doutrina, espalhe cada um segundo a sua condição e que conhecem e fielmente.
Cooperação, bem como cidadãos deste mundo, no que diz respeito à gestão e direção da ordem temporal que os leigos devem procurar a luz dos motivos mais fé para agir na vida familiar, profissional e social manifesto para o outro no momento oportuno, ciente de que se tornam cooperadores com Deus e Criador, Redentor e Santificador glorificá-lo.
Vivificar finalmente colocar sua vida à caridade e manifiéstenla nos trabalhos da melhor forma possível.
Pense em toda a adoração que o público e de oração, penitência e auto-aceitação do trabalho e calamidades da vida, que lembram o sofrimento de Cristo (cf. 2Cor., 4.10, Col., 1,24), pode alcançar e ajudar todos os homens para a salvação para todos.
O apostolado individual em determinadas circunstâncias
17. O apostolado individual insta com grande urgência nas regiões onde a perseguição desencadeada a sério inibe a liberdade da Igreja. Os leigos, como pode estar fornecendo os sacerdotes nestas difíceis circunstâncias, expondo sua própria liberdade e, por vezes as suas vidas, ensinar e aqueles próximos à doutrina cristã, instruí-los na vida religiosa e do pensamento católico, e levá-los para a recepção freqüente dos sacramentos e práticas devocionais, especialmente da Eucaristia. O sagrado Concílio, enquanto de todo o coração dar graças a Deus, que sempre cria resistência heróica estava no meio da perseguição, ainda hoje, abraça com carinho paterno e gratidão.
O apostolado individual tem um campo personalizado em regiões onde os católicos são poucos e distantes entre si. Lá eles apostolado leigo exercido somente causas individuais, ou por razões especiais levantadas pelo trabalho muito profissional reúnem para discutir re oportuna em pequenos grupos, sem qualquer forma é estritamente a de instituição ou organização, para que ele aparece sempre à frente do sinal do outro lado da comunidade da Igreja, como um verdadeiro testemunho de amor. Assim, ajudando uns aos outros espiritualmente pela amizade e troca de experiências, prepare-se para superar as desvantagens de uma vida e um trabalho demasiado isolados para produzir mais frutos no ministério.
Importância das formas associadas
18. Como os cristãos são chamados a exercer o apostolado individual em circunstâncias diversas da vida, não se esqueça, no entanto, que o homem é social por natureza e agrada a Deus que os crentes em Cristo estão reunidos no Povo de Deus (cf. 1 Pe., 2,5 a 10) e um corpo (cf. 1Cor., 12,12). Portanto, o apostolado dos fiéis é muito sensível às necessidades humanas e cristãs, com o mesmo tempo uma expressão de comunhão e de unidade da Igreja em Cristo, que disse: "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles "(Mt 18,20).
Portanto, os fiéis devem exercer o seu apostolado tendendo ao seu fim. Apóstolos são os mesmos em suas comunidades de família nas paróquias e dioceses, que mostram a natureza comunitária do apostolado, e os grupos espontâneos em que congregam.
O apostolado é também muito importante porque muitas vezes exibe a realizar uma acção comum ou nas comunidades da Igreja ou nos vários ambientes. As associações, erguido para os atos comuns do ministério, apoiar os seus membros e são para o apostolado, e organizar e regulamentar convenientemente o seu trabalho apostólico, assim de se esperar muito mais frutos abundantes do que se cada um trabalha separadamente.
Mas nas atuais circunstâncias é absolutamente necessário que o âmbito da cooperação dos leigos fica mais forte e organizada sob a forma associada de apostolado, uma vez que somente a união das forças de perto pode obter todos os fins do apostolado moderno e efetivamente proteger os seus bens. Particularmente interessado de que forma esse apostolado deve atingir as condições comuns de inteligência e social daqueles a quem ele se dirige, de qualquer outra forma, muitas vezes, se revelarem ineficazes, sob pressão da opinião pública e instituições.
Variedade de formas de apostolado
19. As associações de apostolado são muito variadas, algumas são propostas para geral apostólico da Igreja, outros estão procurando em um modo especial com o propósito de evangelização e santificação, outros buscar a inspiração cristã da ordem social, outros dar testemunho de Cristo , especialmente as obras de misericórdia e de caridade.
Essas associações precisam considerar, primeiro, os que favorecem e encorajam uma unidade mais íntima entre a vida cotidiana dos membros ea sua fé. As associações não estão definidas para si, mas deve servir a missão que a Igreja tem que fazer no mundo, sua força apostólica depende da conformidade com os fins da Igreja e do testemunho cristão e espírito evangélico de cada um dos seus membros e toda a associação.
O papel universal da missão da Igreja, considerando-se um tempo o progresso dos institutos eo avanço esmagador da sociedade hoje exige que o apostolado de católicos aperfeiçoado parcerias cada vez mais na arena internacional. organizações internacionais realizar melhor o seu propósito se os grupos-los juntos e seus membros se juntar a eles mais de perto.
Mantida a devida apresentação à autoridade eclesiástica pode estabelecer e governar as associações de leigos, fundada e uma vez, dar-lhes um nome. Há, no entanto, para evitar a dispersão de forças que surgem quando promovidos, sem causa suficiente, novas parcerias e trabalho, ou se mantidos por mais tempo do que associações desejáveis e métodos ultrapassados. Nem sempre ser oportuna para aplicar, sem discriminação a outras nações as formas estabelecidas em qualquer um deles.
Ação Católica
20. Décadas atrás, os leigos, em muitas nações, dando cada vez mais para o apostolado, re reuniram em várias formas de ações e associações, mantendo união muito estreitos com a hierarquia, perseguindo objectivos prosseguidos e apostolado. Estas e outras mais antigas instituições similares lembre-se, acima de tudo, que, mesmo com diferentes sistemas de trabalho, produzido, no entanto, ubérrimos fruto para o reino de Cristo, e que os papas e bispos muitos recomendada e promovida apenas e chamou Ação Católica. O usualmente definida como a cooperação dos leigos no apostolado da hierarquia.
Estas formas de apostolado, se eles são chamados de Ação Católica, e com outro nome, eles desenvolvem um ministério em nosso precioso tempo, é constituída pelo significado conjunto de todas as notas que se seguem:
a) O objectivo imediato destas organizações é finalidade apostólica da Igreja, isto é, a evangelização e santificação dos homens ea formação cristã das suas consciências, para que possam saturar o espírito evangélico as várias comunidades e ambientes .
b) Os leigos, cooperando, de acordo com sua condição, com a hierarquia, oferecem seus conhecimentos e assumir a responsabilidade na direção dessas organizações, em um exame diligente das condições a ser exercido na ação pastoral da Igreja e do concepção e desenvolvimento do método de ação.
c) Os leigos trabalham em conjunto, na forma de um corpo orgânico, de modo a expressar melhor a comunidade da Igreja e do ministério mais eficaz.
d) os leigos, seja voluntariamente ou convidado para a ação e cooperação directa com o apostolado hierárquico, trabalham sob a direção geral da mesma hierarquia, que pode sancionar essa cooperação, incluindo um mandato explícito.
Organizações que, de acordo com a hierarquia, são todas essas notas ao mesmo tempo ser entendida como a Ação Católica, embora as exigências dos lugares e as pessoas tomam várias formas e nomes.
O sagrado Concílio recomenda que todas estas instituições encontram crescente certamente necessidades do apostolado entre muitas pessoas, e convidou os sacerdotes e os leigos a trabalhar com eles mais e mais que atender aos requisitos acima e cooperar lembrado para sempre como irmãos na Igreja e todas as outras formas de apostolado.
Apreciação das associações
21. Devemos apreciar plenamente todas as associações de apostolado, mas aqueles que a hierarquia tem elogiado ou recomendados, declarou, urgente, de acordo com as necessidades dos tempos e lugares, eles apreciam muito os sacerdotes, religiosos e leigos, e têm para promovê-los cada um em sua própria maneira. Entre eles deve ser contado, especialmente hoje, as associações católicas internacionais ou grupos.
Lay entregue com título especial
o serviço da Igreja
22. Digno de honra especial e recomendação na Igreja são leigos, casados ou solteiros, que se dedicam permanentemente ou temporariamente com sua experiência profissional ao serviço destas instituições e as suas obras. Servir a Igreja com alegria que a cada dia o número de leigos que fornecer o próprio ministério para associações e obras apostólicas ou dentro do país ou internacional, ou especialmente em comunidades missão católica e novas igrejas.
Receber esses pastores leigos da Igreja com entusiasmo e gratidão, para buscar melhor atender as exigências da justiça, a eqüidade ea caridade, de acordo com sua condição, especialmente em termos de apoio congruência ele e suas famílias, e eles desfrutam incentivo a instrução necessária consolação, e espiritual.
CAPÍTULO V
Fim de ser observado
Introdução
23. O apostolado dos leigos, e desenvolver individualmente, e por parceiros fiéis, tem que tomar seu lugar de direito no apostolado de toda a Igreja, de fato, o elemento essencial do apostolado cristão é a união com quem o Espírito Santo começou a governar sua Igreja (cf. Atos 20:28). Há menos necessidade de cooperação entre as várias formas de apostolado, que é a ordem da hierarquia em conformidade.
Bem, para promover o espírito de união para brilhar durante todo o apostolado da Igreja da caridade fraterna, de modo a atingir objetivos comuns e evitar emulações prejudicial, requer uma apreciação mútua de todas as formas de apostolado Igreja e coordenação conveniente, mantendo o caráter de cada um.
Que é altamente necessário, porque a ação peculiar da Igreja exige harmonia e cooperação apostólica do clero secular e regular, religiosos e leigos.
Relações com a hierarquia
24. Hierarquia é o dever de promover o apostolado dos leigos, fornecer os princípios e benefícios espirituais, a ordem do exercício do apostolado para o bem comum da Igreja e de monitoramento para garantir o respeito da doutrina e da ordem.
O apostolado dos leigos suporta vários tipos de relações com a hierarquia, de acordo com as várias formas e objetos do mesmo ministério.
Há Igreja apostólica muitos estabelecido pela livre escolha dos leigos e são regidos por sua opinião e prudência. Em algumas circunstâncias, a missão da Igreja podem ser melhor servidos por essas obras e, portanto, não é incomum para o louvor e recomendar Hierarquia. Nenhum trabalho, no entanto, pode reivindicar o nome católico sem o consentimento da autoridade eclesiástica legítima.
Reconhece explicitamente a hierarquia de várias formas, alguns outros sistemas do apostolado dos leigos.
Você também pode autoridade eclesiástica, para as exigências do bem comum da Igreja das associações apostólicas, que tendem imediatamente a um fim espiritual, escolher alguns e promovê-los de uma maneira peculiar em que ele tem uma responsabilidade especial. Assim, a hierarquia, ordenando o ministério de várias maneiras, dependendo das circunstâncias, mais associado com alguma forma de sua própria missão apostólica, mantendo, no entanto, a natureza e peculiaridade de cada um, sem privar os leigos que de seu poder necessário para agir espontaneamente. Este ato da hierarquia eclesiástica em vários documentos chamados mandato.
Finalmente, a hierarquia confia a certos leigos funções que estão intimamente ligados com os ministérios de pastores, como na explicação da doutrina cristã em algumas liturgias, o cuidado das almas. De acordo com esta missão, os leigos, no exercício da sua missão, estão totalmente sujeitos à alta administração da Igreja.
Como obras que diz respeito e instituições da ordem temporal, o escritório da hierarquia eclesiástica é para ensinar e interpretar autenticamente os princípios morais a serem seguidos nos assuntos temporais, também é certo, também considerando todas as coisas, e usando a ajuda de peritos, para discernir a linha de tais obras e instituições com os princípios morais e decidir o que for necessário para salvaguardar e promover os bens da ordem sobrenatural.
Ela ajuda a que o clero deve ser pago ao apostolado dos leigos
25. Tenha em mente os bispos, padres, pastores e outros clérigos de tanto o direito ea obrigação de exercer o apostolado é comum a todos os fiéis, clérigos ou leigos, e eles também têm seu papel na edificação da Igreja . Trabalho, portanto, fraternalmente com os leigos na Igreja e na Igreja e ter um cuidado especial dos leigos em seus trabalhos apostólicos.
Elíjanse cuidado qualificado e sacerdotes bem formados para ajudar as formas especiais do apostolado dos leigos. As pessoas envolvidas neste ministério, sob a missão recebida da hierarquia, representando-o em sua pastoral, promover as relações dos leigos com a hierarquia aderindo fielmente ao espírito e à doutrina da Igreja deve tomar cuidado para alimentar o vida espiritual e apostólica sentido de sociedades católicas que lhes foram confiadas, para participar de seu conselho prudente ao apostolado dos leigos e incentivar suas empresas. Diálogo contínuo com os leigos, cuidadosamente descobrir o mais adequado para tornar mais fecunda a acção apostólica, promover o espírito de unidade dentro da associação e suas relações uns com os outros.
Finalmente, irmãos ou irmãs religiosas apreciar o apostolado dos leigos, dar-se voluntariamente para ajudar o seu trabalho com o espírito e as normas de seus institutos; procuram sustentar, apoiar e complementar o ministério sacerdotal.
Certos meios que servem a cooperação mútua
26. Nas dioceses, o mais rapidamente possível, deve haver aconselhamento para apoiar o trabalho apostólico da Igreja e no campo da evangelização e santificação, e social no campo da caridade, etc, o clero e religiosas convenientemente cooperar os leigos. Essas dicas podem ser utilizados para a coordenação mútua dos diferentes associações de leigos e as empresas, salvar a natureza e autonomia de cada um. Essas dicas, se possível, ser também estabelecidas na paróquia ou interparoquial, a ordem inter-diocesano e nacional ou internacional.
Estabelecer, além da Santa Sé, a Secretaria Especial de serviço e promoção do apostolado dos leigos, como o centro, com recursos adequados para fornecer notícias das várias obras de apostolado dos leigos, incentivar a investigação sobre os problemas que surgem nessas áreas hoje e ajudar com conselhos para a hierarquia e os leigos no apostolado. Esta Secretaria também participou dos vários movimentos de apostolado dos leigos e as empresas existentes no mundo, também cooperando com clérigos religiosos e leigos.
Cooperação com outros cristãos e com os não-cristãos
27. Em património comum e, portanto, evangélica, o dever comum do testemunho cristão recomendada e muitas vezes exigem a cooperação dos católicos com os outros cristãos, a ser realizado por indivíduos e comunidades eclesiais, e em ações, e nas associações, nos nacionais ou internacionais.
Valores comuns, não raro, também exigem uma cooperação semelhante dos cristãos perseguindo fins apostólicos com aqueles que não usam o nome de cristão, mas reconhecer esses valores.
Com esta cooperação dinâmica e prudente, que é de grande importância nas atividades temporais, os leigos dão testemunho de Cristo, Salvador do mundo, ea unidade da família humana.
CAPÍTULO VI
Formação para o apostolado
Necessidade de formação para o apostolado
28. O ministério só pode chegar a multiforme plena eficácia e treinamento completo. A demanda não apenas o espiritual e doutrinal contínua evolução da secular mesma, mas também a diversas circunstâncias de coisas, pessoas e deveres que têm para acomodar suas atividades. Esta formação para o apostolado deve contar com a base que este santo sínodo declarou resolvido e em outros lugares. Além da formação comum para todos os cristãos, e não algumas formas de apostolado, a variedade de pessoas e ambientes, requerem treinamento especial e peculiar.
Princípios de formação dos leigos no apostolado
Essas associações precisam considerar, primeiro, os que favorecem e encorajam uma unidade mais íntima entre a vida cotidiana dos membros ea sua fé. As associações não estão definidas para si, mas deve servir a missão que a Igreja tem que fazer no mundo, sua força apostólica depende da conformidade com os fins da Igreja e do testemunho cristão e espírito evangélico de cada um dos seus membros e toda a associação.
O papel universal da missão da Igreja, considerando-se um tempo o progresso dos institutos eo avanço esmagador da sociedade hoje exige que o apostolado de católicos aperfeiçoado parcerias cada vez mais na arena internacional. organizações internacionais realizar melhor o seu propósito se os grupos-los juntos e seus membros se juntar a eles mais de perto.
Mantida a devida apresentação à autoridade eclesiástica pode estabelecer e governar as associações de leigos, fundada e uma vez, dar-lhes um nome. Há, no entanto, para evitar a dispersão de forças que surgem quando promovidos, sem causa suficiente, novas parcerias e trabalho, ou se mantidos por mais tempo do que associações desejáveis e métodos ultrapassados. Nem sempre ser oportuna para aplicar, sem discriminação a outras nações as formas estabelecidas em qualquer um deles.
Ação Católica
20. Décadas atrás, os leigos, em muitas nações, dando cada vez mais para o apostolado, re reuniram em várias formas de ações e associações, mantendo união muito estreitos com a hierarquia, perseguindo objectivos prosseguidos e apostolado. Estas e outras mais antigas instituições similares lembre-se, acima de tudo, que, mesmo com diferentes sistemas de trabalho, produzido, no entanto, ubérrimos fruto para o reino de Cristo, e que os papas e bispos muitos recomendada e promovida apenas e chamou Ação Católica. O usualmente definida como a cooperação dos leigos no apostolado da hierarquia.
Estas formas de apostolado, se eles são chamados de Ação Católica, e com outro nome, eles desenvolvem um ministério em nosso precioso tempo, é constituída pelo significado conjunto de todas as notas que se seguem:
a) O objectivo imediato destas organizações é finalidade apostólica da Igreja, isto é, a evangelização e santificação dos homens ea formação cristã das suas consciências, para que possam saturar o espírito evangélico as várias comunidades e ambientes .
b) Os leigos, cooperando, de acordo com sua condição, com a hierarquia, oferecem seus conhecimentos e assumir a responsabilidade na direção dessas organizações, em um exame diligente das condições a ser exercido na ação pastoral da Igreja e do concepção e desenvolvimento do método de ação.
c) Os leigos trabalham em conjunto, na forma de um corpo orgânico, de modo a expressar melhor a comunidade da Igreja e do ministério mais eficaz.
d) os leigos, seja voluntariamente ou convidado para a ação e cooperação directa com o apostolado hierárquico, trabalham sob a direção geral da mesma hierarquia, que pode sancionar essa cooperação, incluindo um mandato explícito.
Organizações que, de acordo com a hierarquia, são todas essas notas ao mesmo tempo ser entendida como a Ação Católica, embora as exigências dos lugares e as pessoas tomam várias formas e nomes.
O sagrado Concílio recomenda que todas estas instituições encontram crescente certamente necessidades do apostolado entre muitas pessoas, e convidou os sacerdotes e os leigos a trabalhar com eles mais e mais que atender aos requisitos acima e cooperar lembrado para sempre como irmãos na Igreja e todas as outras formas de apostolado.
Apreciação das associações
21. Devemos apreciar plenamente todas as associações de apostolado, mas aqueles que a hierarquia tem elogiado ou recomendados, declarou, urgente, de acordo com as necessidades dos tempos e lugares, eles apreciam muito os sacerdotes, religiosos e leigos, e têm para promovê-los cada um em sua própria maneira. Entre eles deve ser contado, especialmente hoje, as associações católicas internacionais ou grupos.
Lay entregue com título especial
o serviço da Igreja
22. Digno de honra especial e recomendação na Igreja são leigos, casados ou solteiros, que se dedicam permanentemente ou temporariamente com sua experiência profissional ao serviço destas instituições e as suas obras. Servir a Igreja com alegria que a cada dia o número de leigos que fornecer o próprio ministério para associações e obras apostólicas ou dentro do país ou internacional, ou especialmente em comunidades missão católica e novas igrejas.
Receber esses pastores leigos da Igreja com entusiasmo e gratidão, para buscar melhor atender as exigências da justiça, a eqüidade ea caridade, de acordo com sua condição, especialmente em termos de apoio congruência ele e suas famílias, e eles desfrutam incentivo a instrução necessária consolação, e espiritual.
CAPÍTULO V
Fim de ser observado
Introdução
23. O apostolado dos leigos, e desenvolver individualmente, e por parceiros fiéis, tem que tomar seu lugar de direito no apostolado de toda a Igreja, de fato, o elemento essencial do apostolado cristão é a união com quem o Espírito Santo começou a governar sua Igreja (cf. Atos 20:28). Há menos necessidade de cooperação entre as várias formas de apostolado, que é a ordem da hierarquia em conformidade.
Bem, para promover o espírito de união para brilhar durante todo o apostolado da Igreja da caridade fraterna, de modo a atingir objetivos comuns e evitar emulações prejudicial, requer uma apreciação mútua de todas as formas de apostolado Igreja e coordenação conveniente, mantendo o caráter de cada um.
Que é altamente necessário, porque a ação peculiar da Igreja exige harmonia e cooperação apostólica do clero secular e regular, religiosos e leigos.
Relações com a hierarquia
24. Hierarquia é o dever de promover o apostolado dos leigos, fornecer os princípios e benefícios espirituais, a ordem do exercício do apostolado para o bem comum da Igreja e de monitoramento para garantir o respeito da doutrina e da ordem.
O apostolado dos leigos suporta vários tipos de relações com a hierarquia, de acordo com as várias formas e objetos do mesmo ministério.
Há Igreja apostólica muitos estabelecido pela livre escolha dos leigos e são regidos por sua opinião e prudência. Em algumas circunstâncias, a missão da Igreja podem ser melhor servidos por essas obras e, portanto, não é incomum para o louvor e recomendar Hierarquia. Nenhum trabalho, no entanto, pode reivindicar o nome católico sem o consentimento da autoridade eclesiástica legítima.
Reconhece explicitamente a hierarquia de várias formas, alguns outros sistemas do apostolado dos leigos.
Você também pode autoridade eclesiástica, para as exigências do bem comum da Igreja das associações apostólicas, que tendem imediatamente a um fim espiritual, escolher alguns e promovê-los de uma maneira peculiar em que ele tem uma responsabilidade especial. Assim, a hierarquia, ordenando o ministério de várias maneiras, dependendo das circunstâncias, mais associado com alguma forma de sua própria missão apostólica, mantendo, no entanto, a natureza e peculiaridade de cada um, sem privar os leigos que de seu poder necessário para agir espontaneamente. Este ato da hierarquia eclesiástica em vários documentos chamados mandato.
Finalmente, a hierarquia confia a certos leigos funções que estão intimamente ligados com os ministérios de pastores, como na explicação da doutrina cristã em algumas liturgias, o cuidado das almas. De acordo com esta missão, os leigos, no exercício da sua missão, estão totalmente sujeitos à alta administração da Igreja.
Como obras que diz respeito e instituições da ordem temporal, o escritório da hierarquia eclesiástica é para ensinar e interpretar autenticamente os princípios morais a serem seguidos nos assuntos temporais, também é certo, também considerando todas as coisas, e usando a ajuda de peritos, para discernir a linha de tais obras e instituições com os princípios morais e decidir o que for necessário para salvaguardar e promover os bens da ordem sobrenatural.
Ela ajuda a que o clero deve ser pago ao apostolado dos leigos
25. Tenha em mente os bispos, padres, pastores e outros clérigos de tanto o direito ea obrigação de exercer o apostolado é comum a todos os fiéis, clérigos ou leigos, e eles também têm seu papel na edificação da Igreja . Trabalho, portanto, fraternalmente com os leigos na Igreja e na Igreja e ter um cuidado especial dos leigos em seus trabalhos apostólicos.
Elíjanse cuidado qualificado e sacerdotes bem formados para ajudar as formas especiais do apostolado dos leigos. As pessoas envolvidas neste ministério, sob a missão recebida da hierarquia, representando-o em sua pastoral, promover as relações dos leigos com a hierarquia aderindo fielmente ao espírito e à doutrina da Igreja deve tomar cuidado para alimentar o vida espiritual e apostólica sentido de sociedades católicas que lhes foram confiadas, para participar de seu conselho prudente ao apostolado dos leigos e incentivar suas empresas. Diálogo contínuo com os leigos, cuidadosamente descobrir o mais adequado para tornar mais fecunda a acção apostólica, promover o espírito de unidade dentro da associação e suas relações uns com os outros.
Finalmente, irmãos ou irmãs religiosas apreciar o apostolado dos leigos, dar-se voluntariamente para ajudar o seu trabalho com o espírito e as normas de seus institutos; procuram sustentar, apoiar e complementar o ministério sacerdotal.
Certos meios que servem a cooperação mútua
26. Nas dioceses, o mais rapidamente possível, deve haver aconselhamento para apoiar o trabalho apostólico da Igreja e no campo da evangelização e santificação, e social no campo da caridade, etc, o clero e religiosas convenientemente cooperar os leigos. Essas dicas podem ser utilizados para a coordenação mútua dos diferentes associações de leigos e as empresas, salvar a natureza e autonomia de cada um. Essas dicas, se possível, ser também estabelecidas na paróquia ou interparoquial, a ordem inter-diocesano e nacional ou internacional.
Estabelecer, além da Santa Sé, a Secretaria Especial de serviço e promoção do apostolado dos leigos, como o centro, com recursos adequados para fornecer notícias das várias obras de apostolado dos leigos, incentivar a investigação sobre os problemas que surgem nessas áreas hoje e ajudar com conselhos para a hierarquia e os leigos no apostolado. Esta Secretaria também participou dos vários movimentos de apostolado dos leigos e as empresas existentes no mundo, também cooperando com clérigos religiosos e leigos.
Cooperação com outros cristãos e com os não-cristãos
27. Em património comum e, portanto, evangélica, o dever comum do testemunho cristão recomendada e muitas vezes exigem a cooperação dos católicos com os outros cristãos, a ser realizado por indivíduos e comunidades eclesiais, e em ações, e nas associações, nos nacionais ou internacionais.
Valores comuns, não raro, também exigem uma cooperação semelhante dos cristãos perseguindo fins apostólicos com aqueles que não usam o nome de cristão, mas reconhecer esses valores.
Com esta cooperação dinâmica e prudente, que é de grande importância nas atividades temporais, os leigos dão testemunho de Cristo, Salvador do mundo, ea unidade da família humana.
CAPÍTULO VI
Formação para o apostolado
Necessidade de formação para o apostolado
28. O ministério só pode chegar a multiforme plena eficácia e treinamento completo. A demanda não apenas o espiritual e doutrinal contínua evolução da secular mesma, mas também a diversas circunstâncias de coisas, pessoas e deveres que têm para acomodar suas atividades. Esta formação para o apostolado deve contar com a base que este santo sínodo declarou resolvido e em outros lugares. Além da formação comum para todos os cristãos, e não algumas formas de apostolado, a variedade de pessoas e ambientes, requerem treinamento especial e peculiar.
Princípios de formação dos leigos no apostolado
29. Como os leigos participam no seu próprio caminho, a missão da Igreja, a sua formação apostólica recebe uma característica especial por sua natureza própria dos leigos e seculares e do caráter espiritual de sua vida.
Treinamento para o ministério envolve algum humano, cheio, sagacidade well-to e talento de cada um. Para o leigo, conhecendo bem o mundo contemporâneo deve ser um membro acomodados para a sociedade do seu tempo e da cultura de sua condição.
Primeiro de tudo, o leigo deve aprender a cumprir a missão de Cristo e da Igreja, vivendo a fé no mistério divino da criação e da redenção movidos pelo Espírito Santo que dá vida ao Povo de Deus, que impulsiona todos os homens ao amor de Deus o Pai, o mundo e os homens por Ele Esta formação deve ser considerada como fundamento e condição de todos os fecundo apostolado.
Além da formação espiritual, requer uma instrução doutrinal sólida, até mesmo teológico, ético, social, filosófica, de acordo com a diversidade de idade, classe e inteligência. Não se esqueça também a importância da cultura geral, juntamente com a formação prática e técnica.
Para cultivar relacionamentos é necessário que acumulam valores verdadeiramente humanos, acima de tudo, a arte da convivência fraterna, cooperação e diálogo.
Mas desde a formação para o apostolado não pode consistir em mera instrução teórica, aprender devagar e com cautela desde o início da sua formação, para ver, julgar e fazer tudo à luz da fé de treinamento e desenvolvimento para -se para a ação com os outros e entrar em um serviço trabalhoso da Igreja. Esta formação deve ser completada chama constantemente a cada dia uma ação mais profunda e mais oportuna por causa da crescente maturidade da pessoa humana e da evolução dos problemas. Na reunião todos os requisitos da formação deve sempre ter em mente a unidade ea integridade da pessoa humana, de modo que ele é seguro e cresce a sua harmonia e equilíbrio.
Assim, o leigo é inserido profundamente e cuidadosamente sobre a realidade da ordem temporal e efetivamente obter a sua parte no exercício das suas funções, e ao mesmo tempo, como membro vivo e testemunha da Igreja torna presente e atuante na dentro do temporal.
Que pertence a treinar outros para o ministério
30. A formação para o apostolado deve começar desde a educação precoce das crianças. Mas os adolescentes e os jovens estão a ser iniciado de uma forma peculiar no apostolado e imbuídos deste espírito. Esta formação deve ser concluída durante uma vida inteira, como exigido pelo novos negócios. Claramente, então, a quem pertence a educação cristã também são obrigados a fornecer treinamento para o apostolado.
Na família, é dever dos pais para ter seus filhos desde a infância até o conhecimento do amor de Deus para todos os homens, ensinando-os gradualmente, especialmente por exemplo, a preocupação com as necessidades dos outros, tanto material como ordem espiritual . Toda a vida da família e comunidade é como uma iniciação ao apostolado.
Também é necessário educar as crianças para que, para além dos limites da família, abra sua alma para as comunidades, tanto eclesiásticos como seculares. Recebido na comunidade paroquial local, para que adquiram conhecimentos que não são membros ativos do Povo de Deus. Os sacerdotes, a catequese eo ministério da palavra, no sentido de almas e outros ministérios pastorais, tenha em mente a formação para o apostolado.
Também deve escolas, faculdades e outras instituições dedicadas à educação, para incentivar os sentimentos das crianças e católica apostólica. Se você precisa deste treinamento, pois os jovens não freqüentam essas escolas ou outras causas, a razão a mais para buscar os pais, pastores e associações apostólicas. Mas os professores e educadores, que por sua vocação e profissão têm uma forma especial de apostolado dos leigos, devem ser treinados no ensino e pedagogia necessária para comunicar eficazmente essa educação.
Equipamentos e associações seculares, e olhar para o apostolado, e outros fins sobrenaturais, devem promover cuidadosa e regularmente, pela finalidade e formação do caráter para o apostolado. Constituem muitas vezes um meio ordinário de formação adequada para o apostolado, porque neles não há uma prática de formação espiritual e doutrinal. Membros revista, em pequenas equipes com parceiros e amigos, os métodos e frutos apostólicos dos seus esforços e considerados à luz do Evangelho o seu método de vida diária.
Esta formação deve ser uma espécie de caminho que leva em conta todo o apostolado dos leigos, a ser desenvolvido não só dentro do mesmo grupo de associações, mas em todas as circunstâncias e ao longo da vida, principalmente profissionalmente e socialmente. Além disso, cada um deve ser preparado de forma diligente para o apostolado, mais urgentemente necessários na vida adulta, porque o avanço da idade, a alma é mais aberto e todos podem encontrar com mais precisão os talentos com que Deus enriqueceu a sua alma e aplicar mais eficazmente os carismas que o Espírito Santo lhe deu por causa de seus irmãos.
Adaptação da formação a várias formas de apostolado
31. As várias formas de apostolado exigem também formação adequada.
a) No que diz respeito ao apostolado de evangelização e santificação dos homens, os leigos devem ser especialmente treinado para dialogar com os outros, crentes e não crentes, para expressar diretamente a todos a mensagem de Cristo. Mas, nestes tempos e é amplamente distribuído por todo o materialismo de todos os tipos, até mesmo entre os católicos, os leigos devem não só aprender com mais cuidado a doutrina católica, especialmente naqueles pontos onde os ataques, mas têm para dar testemunho de vida evangélica contra qualquer forma de materialismo.
b) Quanto ao estabelecimento cristã da ordem temporal instrúyanse leigos sobre o verdadeiro significado e valor dos bens materiais, tanto em si mesmos e em termos refere-se a todos os fins da pessoa humana; ejercítense conveniente usar mercadorias e da organização das instituições, em consonância com o bem comum, de acordo com os princípios da doutrina moral e social da Igreja. Aprenda os leigos, especialmente os princípios e conclusões da doutrina social, para que eles são capazes de ajudar, de sua parte no progresso da doutrina e aplicá-lo diretamente em cada caso particular.
c) Desde que as obras de caridade e misericórdia fornecer um testemunho maravilhoso da vida cristã, formação apostólica devem conduzir a uma prática, para que os fiéis devem aprender com as crianças a simpatizar com os irmãos e generosa ajuda quando necessário.
Media training
32. O apostolado dos leigos são entregues têm muitos meios, tais como conferências, reuniões, retiros, assembléias numerosas, conferências, livros, comentários, para alcançar um entendimento mais profundo das Escrituras e da doutrina católica, para alimentar sua vida espiritual conhecer as condições do mundo e encontrar e cultivar os meios adequados. Estas instalações de treinamento levar em conta a natureza das várias formas de apostolado nos ambientes em que atua.
Para este efeito, também os centros foram construídos e faculdades, que já deu frutos excelentes.
O sagrado Concílio saúda estas empresas florescentes em algumas partes e querem ser promovidos em outros sites onde for necessário.
Deve deixar claro, além disso, centros de documentação e estudos, não só teológica, mas também antropológica, psicológica, sociológica e metodológica, para incentivar mais e melhor as faculdades intelectuais dos leigos, homens e mulheres, jovens e adultos, para todos os campos de apostolado.
EXORTAÇÃO
33. Por isso, este sagrado Concílio exorta o Senhor para todos os leigos, para responder com generosidade, alegria e coração para a voz de Cristo, que neste momento mais insistentemente chamadas e ao impulso do Espírito Santo, sinta-se mais jovens que esta chamada é feita de uma maneira especial para eles, recebê-la, então, com entusiasmo e generosidade. Porque o mesmo Senhor chama novamente para todos os leigos, por este Conselho santo, para ser cada vez mais estreitamente, e as coisas se sentindo como próprias (cf. Fil., 2.5), estão associados com a sua missão salvador. Envia de volta para cada cidade e lugar onde ele tem que ir (cf. Lc., 10.1), de modo que as diversas formas e modos de um apostolado da Igreja lhes ofereceu como cooperadores sempre adequado para nova necessidades dos tempos, sempre abundantes na obra de Deus, tendo em conta que seu trabalho não é em vão diante do Senhor (cf. 1Cor., 15,58).
Cada um e cada uma das coisas contidas nesta Lei têm obtido o consentimento dos Padres do sagrado Concílio. E nós, sob a autoridade apostólica recebida de Cristo, juntamente com os Padres venerados, aprovar decreto e estabelecer no Espírito Santo e ordenou que fosse promulgada e conciliar decisão para a glória de Deus.
Roma, junto de São Pedro, 18 de novembro de 1965.
Eu, Paulo, Bispo da Igreja Católica.
Cada um e cada uma das coisas contidas nesta Lei têm obtido o consentimento dos Padres do sagrado Concílio. E nós, sob a autoridade apostólica recebida de Cristo, juntamente com os Padres venerados, aprovar decreto e estabelecer no Espírito Santo e ordenou que fosse promulgada e conciliar decisão para a glória de Deus.
Roma, junto de São Pedro, 18 de novembro de 1965.
Eu, Paulo, Bispo da Igreja Católica.
Fonte www.vativano.va
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